top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

Governo autoriza aumento dos remédios acima da inflação


(Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O governo federal autorizou o aumento de até 10,89% no preço dos medicamentos. A resolução com os percentuais de reajuste ao consumidor final foi publicada nesta sexta-feira (1°) no Diário Oficial da União (DOU), com o mesmo percentual de ajuste máximo permitido para os medicamentos dos níveis 1, 2 e 3. Os níveis se referem às classes terapêuticas de cada medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios. A cobrança dos novos valores começa a valer a partir desta sexta-feira.

De acordo com a resolução, o aumento foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais fatores ligados à produtividade relativos a cada setor, conforme resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

O reajuste máximo autorizado, de 10,89%, ficou acima da inflação oficial do Brasil do ano anterior: em 2021, o IPCA ficou em 10,06%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses, até fevereiro de 2022, segundo o IBGE, é de 10,54%.

A diferença foi ainda maior no ano passado, quando o reajuste autorizado foi de até 10,08% para os medicamentos, ante uma inflação de 4,52% no ano anterior.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page