top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Adilson Maguila Rodrigues, lenda do boxe, morre aos 66 anos


Morreu nesta quinta-feira (24) José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, uma das maiores lendas do boxe brasileiro, aos 66 anos de idade. O falecimento do ex-pugilista, que estava internado em uma clínica de repouso na cidade de Itu, no interior de São Paulo, foi confirmado pela esposa dele, Irani Pinheiro, em entrevista à TV Record.


“Ele estava há 28 dias internado. Procuramos não falar com a imprensa, pois procurei cuidar da minha família. É o momento de cada um. O Maguila estava há 18 anos com encefalopatia traumática crônica. Há 30 dias foi descoberto um nódulo no pulmão. Ele sentiu muitas dores no abdômen, tiraram dois litros de água do pulmão. Não conseguimos fazer a biópsia”, afirmou Irani na entrevista.


O ex-pugilista tinha o diagnóstico de encefalopatia traumática crônica (ETC), doença que é conhecida como “demência do pugilista” e que tem como causa a repetição de lesões na cabeça.


Adilson Maguila Rodrigues, como era anunciado nos ringues, lutou profissionalmente no boxe entre 1983 e 2000. Nocauteador por excelência, ele fez 85 lutas oficiais, com 77 vitórias, sendo 61 delas por nocaute, sete derrotas e um empate técnico.


Maguila fez lutas históricas ao longo de sua carreira. A mais importante de todas foi contra o campeão mundial Evander Holyfield, em 15 de julho de 1989, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O brasileiro, que atravessava seu melhor momento na carreira após 18 vitórias consecutivas, dominou o primeiro round, dando a impressão de que tomaria o cinturão do norte-americano. Mas um cruzado de direita no segundo round acabou, naquela noite, com o sonho de Maguila e do Brasil, unido diante da TV.


No dia 16 de junho de 1990, aos 32 anos, Maguila voltou a Las Vegas para enfrentar George Foreman, com 41 anos. A luta acabou no segundo round, quando George Foreman nocauteou o brasileiro.


No dia 22 de agosto de 1995, Maguila, então aos 37 anos, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, ao derrotar por pontos o inglês Johnny Nelson na cidade paulista de Osasco. O título era pela Federação Mundial de Boxe (WBF), uma das entidades da categoria, embora não esteja entre as quatro principais organizações mundiais de boxe (WBA, WBO, WBC e IBF).


Maguila encerrou a carreira profissional em 29 de fevereiro de 2000, após a sua derrota por nocaute para Daniel Frank


Entre as vitórias mais expressivas, venceu James Smith, James Stillis, Alfredo Evangelista (campeão do título europeu dos pesos pesados) e o argentino Daniel Falconi.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page