Agroecologia: Brasil e Venezuela fortalecem soberania alimentar
- Mehane Albuquerque
- há 5 horas
- 1 min de leitura
O governo da Venezuela, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil, está implementando o projeto Pátria Grande do Sul no estado de Bolívar, com o objetivo de fortalecer a autossuficiência alimentar e promover a integração regional. A iniciativa ocupa 180.000 hectares destinados ao cultivo sustentável, adotando métodos agroecológicos que se adequam às características do território venezuelano, conforme informou a teleSUR, parceira da TV BRICS.

Com base na vasta experiência do MST no Brasil, o projeto adota técnicas de agricultura sem produtos químicos e sistemas agroflorestais, priorizando o uso eficiente do solo e a preservação ambiental.
Além disso, o programa visa integrar 300 famílias a uma estrutura produtiva sustentada por conselhos comunais e comunas, o que facilita a distribuição de alimentos.
A iniciativa, que vai além da produção agrícola, também contempla áreas de saúde, educação e cultura, como a criação de um banco de sementes crioulas, um viveiro para reforestamento e a expansão das escolas comunitárias. Tudo isso faz parte de uma visão abrangente de desenvolvimento rural e resistência econômica.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*com informações da TeleSUR)
Comments