top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Amazônia ameaça Mercosul-UE, e Mourão fala da Argentina


vice-presidente Hamilton Mourão (Fotos Públicas)

O acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul – formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – parece estar começando a fazer água, afirmou o vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão nesta quinta-feira (27).

Durante uma transmissão ao vivo, organizada pela Federação das Câmaras de Comércio Estrangeiras, Mourão citou vários problemas relacionados com a Argentina ao falar sobre o documento firmado no ano passado.

"Esses problemas surgem num momento em que o grande esforço que foi feito no ano passado na articulação daquele acordo Mercosul-UE parece estar começando a fazer água", afirmou Mourão, usando um termo que significa "afundar".

Sobre a Argentina, Mourão falou do aumento dos casos de Covid-19 para lembrar que aquele país chegou pela primeira vez a mais de 10 mil novos casos em 24 horas - com 276 mortes - na quarta-feira (26). E falou também da demora do governo argentino em permitir a entrada de produtos brasileiros e a crise da dívida do país vizinho.

O acordo entre UE e Mercosul foi firmado em junho do ano passado após quase 20 anos de negociações, mas para que entre em vigor é necessário o ajuste jurídico e técnico dos textos e a ratificação nos parlamentos dos países membros do Mercosul, o Parlamento Europeu e os 28 Estados da UE.

Representantes da Irlanda, França e Holanda já se manifestaram contra a ratificação do acordo por problemas de preservação da Amazônia no Brasil, e na semana passada a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse ter "sérias dúvidas" de que o acordo possa entrar em vigor, devido ao aumento do desmatamento na Floresta brasileira.

Sobre o aumento do desmatamento da Amazônia no atual governo, Mourão não teceu comentários aprofundados na mesma transmissão ao vivo.

Mourão também sugeriu que o Itamaraty e o Ministério da Economia brasileiro criassem um grupo de trabalho para acompanhar o andamento do acordo.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page