top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Anvisa agora libera vacina sem registro e autorização emergencial


(Foto: Divulgação)

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira (9) que as vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde através da COVAX Facility não precisarão de registro e de autorização temporária de uso emergencial.

COVAX Facility é uma iniciativa de âmbito global liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que une mais de 150 países, criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. O Brasil foi um dos últimos países a aderir ao consórcio internacional, que foi criado também para proteger os países pobres e em desenvolvimento ante o poder econômico dos países desenvolvidos na corrida pela aquisição dos imunizantes.

A decisão desta terça-feira (9) permite, por exemplo, que vacinas de Oxford/AstraZeneca fabricadas em outros países possam ser compradas pelo Brasil sem precisar de uma nova autorização para uso emergencial. Isto ocorre depois de a Anvisa ter sido dura com a CoronaVac, da China, primeira vacina importada pelo Brasil através do governo de São Paulo e o Instituto Butantan e que teve o presidente Jair Bolsonaro como seu maior opositor.

Segundo a relatora Meiruze Freitas, a nova resolução reduz a duplicação de esforços regulatórios, garantindo a disponibilização de vacinas que tenham passado em outros países por avaliação regulatória equivalente à desempenhada pela Anvisa.

​No fim de janeiro, o Ministério da Saúde anunciou que esperava receber de 10 milhões a 14 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca através do consórcio liderado pela OMS.

O consórcio vai disponibilizar ao menos duas bilhões de doses de vacinas de variadas marcas até o fim de 2021 e 92 países pobres deverão ter acesso a 1,3 bilhão de doses ainda já no primeiro semestre deste ano.

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page