top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Anvisa aprova uso das vacinas CoronaVac e de Oxford

(Foto: Divulgação/Anvisa)

A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu neste domingo, por unanimidade, pela autorização emergencial de uso das vacinas CoronaVac e Oxford contra Covid-19. Apesar das ressalvas, a diretoria do órgão concluiu que os benefícios dos imunizantes superam seus riscos.

"Ressalvadas algumas incertezas ainda existentes, os benefícios conhecidos e potenciais das duas candidatas superam os riscos conhecidos de cada uma delas. Entretanto, ambas atendem aos critérios de qualidade para uso emergencial", afirmou a diretora da agência, Meiruze Freitas, que foi a relatora dos dois pedidos.

Durante a sua explanação, a diretora fez questão de destacar que ainda não existe um tratamento contra a Covid-19, o que contraria declarações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que recomendam uso de medicamentos sem eficácia comprovada para combater a doença.

"Até o momento, não contamos com alternativa terapêutica para tratar o coronavírus. Assim, compete a cada um de nós em sua esfera de atuação tomar toda as medidas ao nosso alcance para no menor tempo diminuir impacto sobre a vida no nosso país", afirmou a diretora, enfatizando que o acesso à vacina "é questão de segurança nacional".

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório Sinovac, da China, e, no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan. Além da China, que já aplica o imunizante em regime emergencial, Indonésia, Turquia e Chile também anunciaram a imunização com a CoronaVac.

Já a vacina de Oxford foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e no Brasil será produzida pelo Bio-Manguinhos, da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Além da relatora Meiruze Freitas, outros quatro diretores da agência votaram sobre o tema: Antonio Barra (diretor-presidente), Cristiane Jourdan, Romison Mota e Alex Campos. Para aprovação, os pedidos precisavam obter maioria simples na diretoria.

Área técnica

Antes da decisão final da diretoria, a área técnica da agência recomendou a aprovação do uso emergencial das duas vacinas destacando a necessidade de acompanhamento próximo dos imunizantes.


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page