top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Aposta do Brasil, vacina de Oxford começa no Reino Unido


O britânico Brian Pink, de 82 anos, que sofre de insuficiência renal, recebe a dose do imunizante (Reprodução)

A primeira pessoa no mundo a receber a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca foi o paciente britânico com insuficiência renal Brian Pinker, de 82 anos de idade. O Reino Unido, primeiro país a aprovar a vacina de Oxford, foi também o primeiro a aplicá-la, nesta segunda-feira (4), começando pelos grupos de risco contra a Covid-19.

A utilização da vacina foi aprovada pelo governo britânico na semana passada, depois de o país ter iniciado a imunização da população no dia 8 de dezembro com o imunizante da Pfizer/BioNTech.

No Brasil, a vacina de Oxford ainda está em fase de trâmites burocráticos para ser aprovada e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo brasileiro investiu US$ 300 milhões (R$ 1,6 bilhão) na compra de 100 milhões de doses e na transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Bio-Manguinhos-Fiocruz, para produção no país.

Brian Pinker está internado no Hospital da Universidade de Oxford para tratamento de diálise devido à insuficiência renal. O primeiro vacinado com o medicamento da AstraZeneca homenageou os desenvolvedores da vacina.

"Eu estou tão contente de estar recebendo hoje [4] a vacina contra Covid-19 e realmente orgulhoso por ser uma inventada em Oxford", contou.

Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinação de Oxford, também recebeu a vacina, constatando que, com o número recorde de casos crescendo diariamente, as próximas semanas vão ser um desafio, apesar do otimismo proporcionado pela implantação da vacina da AstraZeneca.

No fim de dezembro, o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, anunciou a encomenda de 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca, o que seria suficiente para vacinar toda a nação. A vacina é aplicada em duas doses.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page