Bolsa de Grãos do BRICS fortalece segurança alimentar global
- Mehane Albuquerque
- há 1 dia
- 1 min de leitura
O vice-primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Patruchev, presidiu uma reunião nesta quinta-feira(3/4) para discutir a criação da Bolsa de Grãos do BRICS. O encontro teve como objetivo analisar os modelos de criação e operação da bolsa, além de explorar formas de integração com plataformas comerciais, produtores e exportadores de grãos, conforme divulgado pelo serviço de imprensa do governo russo.

Patruchev afirmou que a criação da bolsa será um passo importante para fortalecer a segurança alimentar global. Ele destacou que, em 2024, a ideia foi apoiada pelos ministros da Agricultura dos países do BRICS e pelos líderes do grupo.
"Os países do BRICS respondem por quase metade da produção e do consumo global de grãos. Assim, a bolsa permitirá o desenvolvimento de indicadores de preços independentes, o que facilitará uma avaliação mais precisa do valor dos produtos agrícolas no mercado global", disse o Vice-primeiro-ministro da Rússia.
O governo russo criará um grupo de trabalho, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico, para elaborar propostas detalhadas sobre a implementação da iniciativa.
O presidente russo, Vladimir Putin, instruiu o governo a avançar com a iniciativa de criar a Bolsa de Grãos do BRICS em 2024. A ideia foi proposta pela União dos Exportadores de Grãos durante uma reunião com Putin, realizada em março do ano passado.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments