Bolsonaristas Cláudio Castro e Denarium podem ser cassados pelo TSE em 2025
Além de Jair Bolsonaro, que se tornou inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda os julgamentos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de outras acusações - como a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse de Lula -, três aliados bolsonaristas correm o risco de serem cassados este ano e perderem as chances de retornarem ao poder por 8 anos: o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL), o governador de Roraima Antonio Denarium (PP) e o senador Jorge Seif (PL-SC).
A informação, divulgada pelo Globo, é de que o Ministério Público Eleitoral já pediu a cassação dos três políticos, e a decisão depende agora do TSE que irá julgar se eles perderão os cargos, por abuso de poder político e econômico nas campanhas eleitorais de 2022.
No caso do governador do Rio de Janeiro, Castro é acusado de gastar até R$ 1 bilhão na tentativa de reeleição, usando, entre outros, programas da Fundação Ceperj e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para contratar cabos eleitorais na forma de servidores temporários.
Quanto ao governador de Roraima, Denarium já foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por usar a máquina pública do Estado para garantir sua reeleição, distribuindo cestas básicas, fazendo reformas de casas de eleitores, entre outras práticas ilícitas.
No caso do senador integrante da tropa de choque bolsonarista na Casa, Seif é acusado de usar a frota aérea e estrutura de funcionários da Havan, do também bolsonarista Luciano Hang, em sua campanha eleitoral. O caso já tramita no TSE.
Comments