top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Bolsonaro agora quer justificar preço dos combustíveis


ree

Um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (23) obriga, no prazo de 30 dias, postos de combustíveis em todo o país a informar a composição dos impostos embutidos no preço final cobrado na bomba. Os valores devem ser exibidos ao público em painel em local visível.

A norma, publicada no Diário Oficial da União (DOU), ocorre após Bolsonaro ter reclamado na semana passada de sucessivos aumentos no preço da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha, que acumula alta de cerca de 30% apenas em dois meses.

Na última quinta-feira (18), Bolsonaro surpreendeu o mercado dizendo que "alguma coisa vai acontecer na Petrobras nos próximos dias, vai acontecer". Na sexta, ele anunciou a demissão do presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e a nomeação do general Joaquim Luna e Silva para o cargo. No mesmo dia, a empresa perdeu R$ 28,2 bilhões em valor de mercado. Nesta segunda, o mercado reagiu à intervenção e, em poucas horas, a Petrobras perdeu mais R$ 75 bilhões em valor de mercado, além de tombo nas ações e subida do valor do dólar.

Apesar da intervenção na Petrobras, Bolsonaro negou que tenha intenção de mudar a política de preços adotada a partir do governo golpista de Michel Temer.

No "tabelão", com detalhamento do preço do combustível, os donos de postos deverão informar também ao consumidor o preço promocional, o preço real e, quando houver prática de tarifa vinculada a programadas de fidelização, o valor do desconto.

Segundo o governo, o decreto pretende dar clareza sobre o motivo da variação do preço final dos combustíveis para que o consumidor compreenda.

Quanto à política de preços, o decreto não manda os postos informar, mas continuará atrelada ao câmbio, ou seja, à variação do dólar e ao preço do petróleo no mercado internacional, assim como as privatizações de refinarias da estatal deverão seguir o curso determinado pela política econômica do ministro Paulo Guedes, mesmo que isto signifique mais dependência ao mercado externo e o preço dos combustíveis continuará oscilando, à revelia do interesse do consumidor.

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page