top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Bolsonaro faz chantagem com Lei Rouanet


Bolsonaro vem criticando medidas adotadas nos estados e municípios para conter avanço da Covid (Alan Santos/PR)

Sem público e plateia, sem dinheiro para a cultura. Assim determina uma portaria do governo federal publicada nesta sexta-feira (5), que restringe a liberação de recursos da Lei de Incentivo à Cultura, a chamada Lei Rouanet, a cidades "em que haja restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações que impeçam a execução do projeto".

A medida ocorre no momento mais crítico da pandemia no país e também no momento em que o presidente Jair Bolsonaro vem atacando sistematicamente as medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para conter o avanço da Covid-19.

O texto publicado no Diário Oficial é para que só sejam analisadas propostas, para liberação de recursos da lei, "que envolvam interação presencial com o público".

A Portaria Nº 124 tem validade de 15 dias e é assinada por André Porciuncula, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, área subordinada à secretaria especial da cultura, chefiada por Mario Frias.

Diante do número crescente de infecções e da preocupação com a disseminação de novas variantes do coronavírus em todas as regiões do país, alguns estados, como São Paulo, e cidades, como o Rio, já anunciaram medidas para diminuir a circulação de pessoas em locais públicos, bares, restaurantes, entre outros.

Poucas horas após a publicação do texto, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) protocolou na Câmara um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender a portaria.

​Na justificativa, a deputada destaca que a iniciativa "na prática, incentiva as atividades presenciais em grave momento da pandemia e se nega a analisar aquelas que poderiam se realizar de forma segura e em benefício do setor e da sociedade" e que "a medida atenta contra a cultura, contra a saúde e contra a Constituição".



Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page