top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Bolsonaro é eleito 'Personalidade Corrupta do Ano'


O presidente Jair Bolsonaro foi eleito como a personalidade mais corrupta do ano de 2020 pelo Projeto de Reportagem sobre Corrupção e Crime Organizado (OCCRP, na sigla em inglês), um consórcio global de jornalistas investigativos.

O "prêmio", de “Personalidade do Ano em Crime Organizado e Corrupção”, foi anunciado nesta quarta-feira (30). A escolha do presidente brasileiro foi feita após votação de um conselho de profissionais que cobrem o tema no mundo todo.

Segundo a OCCRP, Bolsonaro bateu "por pouco" outros dois finalistas da votação: Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia. Atrás dos outros candidatos na votação, o oligarca ucraniano Igor Kolomoisky completou a lista dos finalistas.

A OCCRP diz que Bolsonaro foi o eleito "por seu papel em promover o crime organizado e a corrupção".

"Eleito após o escândalo da Lava Jato como um candidato anticorrupção, Bolsonaro se cercou de figuras corruptas, utilizou a propaganda para promover sua agenda populista, atacou o sistema judiciário e travou uma guerra destrutiva contra a região Amazônica, que enriqueceu alguns dos piores donos de terra do país", diz o anúncio do "prêmio", como motivação para a escolha de Bolsonaro.

O consórcio lista ainda diversos casos de corrupção envolvendo Bolsonaro, como a "arrecadação de salários para funcionários fantasmas", ou seja, o escândalo das rachadinhas, citando inclusive Carlos Bolsonaro e a ex-mulher do presidente, Rogéria Bolsonaro.

A OCCRP cita ainda as acusações contra Flávio Bolsonaro, como de lavagem de dinheiro e de associação com a milícia, "que invadiu violentamente áreas do Rio de Janeiro por meio de violência e execuções sumárias, incluindo o assassinato de uma vereadora LGBT negra do Rio", referindo-se à vereadora assassinada Marielle Franco, do PSOL.

A tentativa de minar as investigações sobre Flávio Bolsonaro e a propagação de fakenews também foram lembradas, assim como a prisão de Marcelo Crivella, "amigo e aliado" do presidente.

Os jurados do "prêmio" destacaram ainda a condução da política ambiental do governo federal do Brasil, especialmente em relação à Amazônia.

"A contínua destruição da Amazônia está ocorrendo por causa de escolhas políticas corruptas feitas por Bolsonaro. Ele encorajou e alimentou incêndios devastadores. Bolsonaro fez campanha com o compromisso explícito de explorar - ou seja, destruir - a Amazônia, que é vital para o meio ambiente global", disse um dos jurados, Rawan Damen, diretor do consórcio Repórteres Árabes de Jornalismo Investigativo.

O governo Bolsonaro é muito criticado pela comunidade internacional por sua política ambiental, e já recebeu alertas de chefes de Estado sobre a preservação do meio ambiente, como de Emmanuel Macron, presidente da França, e de Joe Biden, vencedor das eleições nos Estados Unidos. Recentemente, o Brasil ficou de fora de uma Cúpula do Clima das Nações Unidas, por não ter adotado metas ambientais ambiciosas o suficiente.


Fonte: Agência Sputnik

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page