Brasil, Argentina, Chile e Paraguai planejam corredor transcontinental
Os representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Chile, em uma reunião realizada na capital paraguaia, Assunção, discutiram a implementação de um projeto logístico do Corredor Bioceânico, que passará pelo território desses países e conectará as costas dos oceanos Pacífico e Atlântico. A informação foi divulgada pela Prensa Latina, parceira da rede TV BRICS.
Durante as discussões as partes abordaram os principais aspectos do desenvolvimento do corredor transcontinental e criaram grupos de trabalho sobre construção, logística e simplificação dos procedimentos alfandegários.
Espera-se que as atividades de pavimentação sejam concluídas em 2026. A iniciativa não se limita à criação de estradas, ferrovias e infraestrutura relacionada. Também estão planejados projetos de energia e comunicação. Entre eles estão um gasoduto que conectará o campo de Vaca Muerta da Argentina ao Brasil via Paraguai e um cabo internacional de fibra óptica.
As partes acreditam que a criação do Corredor Bioceânico, o maior projeto de infraestrutura da região, contribuirá para uma melhor integração tecnológica, energética e de transporte dos Estados participantes do projeto. As atividades de comércio e investimento nessa parte da América Latina deverão aumentar após a conclusão do programa.
A extensão do Corredor Bioceânico ultrapassa os 3.000 quilômetros. A população dos territórios pelos quais a rota passará é de mais de 30 milhões de pessoas. O projeto foi desenvolvido pela primeira vez em 2015, quando representantes de quatro nações adotaram uma declaração sobre a criação de uma rota transcontinental.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments