Brasil e Rússia exploram novas frentes de cooperação em pesquisa
Uma delegação do Centro de Consultoria "Diplomacia do Conhecimento" da Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH, na sigla em inglês), parceira da rede TV BRICS, visitou o Rio de Janeiro para se reunir com representantes da comunidade de especialistas brasileiros.
Aleksandr Dashitchev, chefe de pesquisa e análise especializada no centro "Diplomacia do Conhecimento", e Marine Voskanian, diretora do Instituto "Civilização Inteligente", reuniram-se com Marta Fernández, diretora do BRICS Policy Center do Brasil. Eles discutiram as perspectivas de cooperação entre instituições analíticas dos países do BRICS. Além disso, as partes enfatizaram a exclusividade de culturas, interesses e valores de todos os participantes do BRICS, cujas relações são construídas com base no princípio da igualdade.
A representante do BRICS Policy Center observou a importância de aprofundar os laços entre as comunidades de especialistas dos países do grupo e fornecer livre acesso a informações sobre projetos conjuntos dentro da associação.
Os participantes da reunião também propuseram o desenvolvimento de um sistema de índice que poderia melhorar a eficiência da interação entre pesquisadores e instituições acadêmicas do BRICS.
De acordo com os especialistas, um tópico importante da reunião foi a análise da imagem da associação BRICS em países que não são membros, mas que desejam fazer parte dela. Espera-se que a pesquisa sobre as motivações e as políticas desses países ajude a otimizar o trabalho do BRICS para além de seus Estados-membros.
Kirill Kostin, chefe do centro "Diplomacia do Conhecimento", também discutiu a agenda ambiental com Ricardo Arduim, diretor de projetos da organização brasileira sem fins lucrativos "PRIMA: Mata Atlântica e Desenvolvimento Sustentável".
O representante brasileiro discorreu sobre as vigentes iniciativas que estão sendo implementadas no Brasil. Ele também convidou os colegas russos a participarem do Seminário Internacional BRICS "Diálogo sem Fronteiras", que será realizado entre 20 e 22 de março de 2025 nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Maricá e Niterói.
Durante o evento, está prevista a discussão de questões políticas, sociais e econômicas de relevância para os países do BRICS. Espera-se a participação de representantes das comunidades empresariais, acadêmicas e de especialistas de mais de 20 países.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments