Brasil lidera expedição histórica à Antártida
Liderada pelo Brasil, uma equipe internacional de pesquisadores de sete países embarcou em uma expedição histórica para percorrer a Antártida, cobrindo mais de 20.000 quilômetros ao redor do continente gelado, segundo nota emitida no site oficial do governo brasileiro. A expedição tem como objetivo coletar dados cruciais sobre mudanças climáticas, poluição e evolução da massa de gelo, o que ajudará a entender melhor os impactos globais do clima.

Os cientistas se concentrarão em pesquisas interdisciplinares envolvendo glaciologia, oceanografia, biologia e climatologia, e também farão o mapa das mudanças ambientais, informa a BRICSLat, parceira da rede TV BRICS.
A iniciativa conta com a participação de 61 cientistas de sete países: Brasil, Argentina, Chile, China, Índia, Peru e Rússia. Do total, 27 são brasileiros, representando sete instituições de ensino superior.
Jefferson Simões é especialista em geografia polar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e encabeça a missão, que recebe o apoio de um navio quebra-gelo russo do Instituto de Pesquisas Árticas e Antárticas, capaz de atravessar camadas de gelo de até 2 metros de espessura.
"Vamos fazer diferentes amostragens, ver até que ponto nós mudamos as características químicas e físicas desse oceano", disse.
Além de sua importância científica, a expedição foi projetada para enfatizar o papel crucial da Antártica na manutenção do equilíbrio climático global.
A expedição tem retorno previsto para 25 de janeiro de 2025. Os dados coletados podem ser um marco na luta contra as mudanças climáticas, oferecendo conhecimentos vitais para mitigar seus efeitos e proteger o futuro do planeta.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA / *Com informações da BRICSLat
Commenti