top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Brasil recebe sinal verde para Dilma presidir Banco do BRICS


Dilma, Vladimir Putin, Narendra Modi, Xi Jinping e Jacob Zuma na Cúpula do BRICS (Sputnik/Mikhail Klimentyev)

O que estava no campo da tentativa, se tornou realidade: por indicação do governo Lula, a ex-presidente, Dilma Rousseff, presidirá o Banco do BRICS até 2025.


O Brasil já tem sinal verde dos outros países-membros do bloco e o governo já acertou com Marcos Troyjo sua saída do cargo ainda neste mês, informa a coluna de Lauro Jardim em O Globo. Ao mesmo tempo, Troyjo já foi convidado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para ocupar um cargo na gestão paulista.


A intenção é que Dilma esteja como chefe do banco quando o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, visitar a China em março, diz a mídia. Assumindo a chefia do bloco, a ex-presidente vai morar em Xangai.


Na quarta-feira (8), foi ventilado pela mídia a aspiração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de fazer a troca, entretanto, a intenção de sua indicação teria partido do próprio presidente Lula, conforme noticiado.


A relação de Lula com Dilma é de idas e vindas, marcada por afeto e amizade, mas com algumas divergências bem pontuadas no quesito política e gestão. Ao ser questionado sobre o papel que Dilma teria se fosse novamente eleito, Lula disse, em janeiro de 2022, que a ex-presidente "não tem o traquejo nem a paciência que a política exige", relembra o jornal.


Entretanto, ao longo da campanha e até mesmo após a posse, Lula caracterizou o impeachment sofrido pela ex-presidente como "golpe", defendendo a ex-mandatária em seus discursos.


O Banco do BRICS foi fundando justamente durante o segundo mandato de Dilma (2014-2016) e abarca com ele os cinco países-membros do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.


Em 15 de julho de 2014, durante a 6ª cúpula do BRICS realizada em Fortaleza (CE) os presidentes dos Estados-membros do bloco assinaram um acordo oficializando a criação do banco, cujo principal objetivo é o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento em países pobres e emergentes.

Comentários


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page