Brasiliana Fotográfica celebra 10 anos com ciclo de debates
- Mehane Albuquerque
- há 1 dia
- 4 min de leitura
A primeira década do Portal Brasiliana Fotográfica será celebrada no dia 16 de abril (quarta-feira), das 13h30 às 17h10, em um ciclo de debates realizado no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito e contará com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube do IMS (@imoreirasalles) e da FBN (@FundacaoBibliotecaNacional).

Dedicado a promover acervos de fotografia brasileira e a estimular a preservação e a pesquisa, o portal Brasiliana Fotográfica completa 10 anos. Uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – e do Instituto Moreira Salles (IMS), o site reúne cerca de 11.670 imagens produzidas entre o século XIX e as quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos de suas duas instituições fundadoras – a FBN e o IMS – e de mais 12 instituições parceiras que se associaram à plataforma ao longo desses 10 anos.
A abertura do evento acontecerá às 13h30, com as falas institucionais de Marco Lucchesi, presidente da FBN, e de Marcelo Araujo, diretor-geral do IMS. Na ocasião, será prestada uma homenagem póstuma a Angela Bettencourt, que foi coordenadora da Biblioteca Nacional Digital e colaboradora da Brasiliana Fotográfica.
Em seguida, às 14h, Gabriela Ayres Terrada, coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação da FBN, apresentará a primeira mesa do evento: Brasiliana Fotográfica: sua história, construção e dia a dia. Na ocasião, Andrea Wanderley, editora e pesquisadora do portal, Roberta Zanatta (IMS) e Vinicius Pontes (FBN), gestores e responsáveis pela atualização de conteúdo da plataforma, abordarão o cotidiano, a trajetória e as maiores contribuições da Brasiliana Fotográfica.
Às 14h40, o professor Daniel Campelo e os historiadores Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos compartilharão depoimentos sobre o uso e a difusão do acervo do portal, na mesa Experiências com a Brasiliana Fotográfica.
Na sequência, às 15h30, a mesa A Brasiliana em foco reunirá Boris Kossoy, nome central da história da fotografia no Brasil, e o pesquisador, professor e fotógrafo Joaquim Marçal, que foi curador da Brasiliana Fotográfica por nove anos. Ambos falarão sobre a importância da fotografia na escrita da história e o alcance da plataforma ao longo de seus 10 anos.
Às 16h10, Danielle Peçanha, chefe do Laboratório de Digitalização, e a professora Telma Madio, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, apresentarão a palestra Desafios e perspectivas: preservação digital na FBN.
O evento se encerrará às 16h40, com a participação dos curadores da Brasiliana Fotográfica e dos representantes do comitê gestor do portal. Diana dos Santos Ramos, chefe da Divisão de Iconografia da FBN, e Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, farão um balanço da plataforma, apontando suas perspectivas para o futuro na mesa Brasiliana Fotográfica: os próximos 10 anos. O evento ainda prestará homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa, em reconhecimento ao legado e à importância de seus nomes na história do portal.
Sobre o Portal Brasiliana Fotográfica
Lançado em 2015, o portal é um espaço para dar visibilidade e fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos fotográficos. Atualmente, a plataforma reúne cerca de 11.670 imagens, produzidas no século XIX e nas quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos das seguintes instituições: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; Arquivo Nacional; Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; Fundação Biblioteca Nacional; Fundação Joaquim Nabuco; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Instituto Moreira Salles; Leibniz-Institut für Länderkunde; Museu Aeroespacial; Museu da República; e Museu Histórico Nacional. Em 2024, o portal celebrou o ingresso das instituições mais recentes no projeto: IBGE e IHGB.
O portal recebeu cerca de 80 milhões de visualizações e teve 553 artigos publicados até março de 2025. Esses números refletem a importância da plataforma na difusão de conhecimento imagético e textual, bem como no desenvolvimento da educação e da cultura do país, destacando e valorizando a história da fotografia, a memória e a própria história do Brasil.
Durante a consulta, o usuário pode salvar o resultado de sua pesquisa no próprio portal, retomando-a em outro momento. Um dos principais atrativos é a ferramenta de zoom, que permite ver detalhes, como rostos de pessoas em fotos de multidão. Também é possível, mediante registro no site, selecionar imagens e direcioná-las para grupos que o próprio usuário cria, compartilhando as seleções com outras pessoas e transformando a ferramenta em um espaço de discussão e estudo.
A Brasiliana Fotográfica é um repositório voltado à preservação digital, desenvolvido em DSpace – um software livre amplamente utilizado por entidades públicas e privadas em todo o mundo. Para interoperar com outros sistemas de bibliotecas digitais, foi adotado o protocolo da Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH), um mecanismo para a transferência de dados entre repositórios digitais.
Programação:
13h30 às 14h - Abertura e homenagem póstuma a Angela Bettencourt, com Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e Marcelo Araujo, diretor-geral do Instituto Moreira Salles.
14h às 14h40 - Brasiliana Fotográfica: sua história, construção e dia a dia, com Gabriela Ayres Terrada, Andrea Wanderley, Roberta Zanatta e Vinicius Pontes.
14h40 às 15h30 - Experiências com a Brasiliana Fotográfica, com Daniel Campelo, Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos.
15h30 às 16h10 - A Brasiliana em Foco, com Boris Kossoy e Joaquim Marçal.
16h10 às 16h40 - Desafios e perspectivas: preservação digital e desafios na FBN, com Danielle Peçanha e Telma Madio.
16h40 às 17h10 - Brasiliana Fotográfica: os próximos 10 anos, com Diana dos Santos Ramos e Sergio Burgi, e homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa.
Serviço:
Brasiliana Fotográfica 10 anos: lentes do passado, construindo o futuro.
Data: 16 de abril (quarta-feira)
Horário: das 13h30 às 17h00
Local: Fundação Biblioteca Nacional, Auditório Machado de Assis
Endereço: Rua México, s/n. Centro. Rio de Janeiro (entrada pelo jardim).
Atividade gratuita e com inscrição prévia
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e transmissão ao vivo pelos canais no YouTube @imoreirasalles e @FundacaoBibliotecaNacional
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Biblioteca Nacional (FBN)
ความคิดเห็น