top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Brasiliana Fotográfica celebra 10 anos com ciclo de debates

A primeira década do Portal Brasiliana Fotográfica será celebrada no dia 16 de abril (quarta-feira), das 13h30 às 17h10, em um ciclo de debates realizado no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito e contará com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube do IMS (@imoreirasalles) e da FBN (@FundacaoBibliotecaNacional).

Reprodução
Reprodução

Dedicado a promover acervos de fotografia brasileira e a estimular a preservação e a pesquisa, o portal Brasiliana Fotográfica completa 10 anos. Uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – e do Instituto Moreira Salles (IMS), o site reúne cerca de 11.670 imagens produzidas entre o século XIX e as quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos de suas duas instituições fundadoras – a FBN e o IMS – e de mais 12 instituições parceiras que se associaram à plataforma ao longo desses 10 anos.


A abertura do evento acontecerá às 13h30, com as falas institucionais de Marco Lucchesi, presidente da FBN, e de Marcelo Araujo, diretor-geral do IMS. Na ocasião, será prestada uma homenagem póstuma a Angela Bettencourt, que foi coordenadora da Biblioteca Nacional Digital e colaboradora da Brasiliana Fotográfica.


Em seguida, às 14h, Gabriela Ayres Terrada, coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação da FBN, apresentará a primeira mesa do evento: Brasiliana Fotográfica: sua história, construção e dia a dia. Na ocasião, Andrea Wanderley, editora e pesquisadora do portal, Roberta Zanatta (IMS) e Vinicius Pontes (FBN), gestores e responsáveis pela atualização de conteúdo da plataforma, abordarão o cotidiano, a trajetória e as maiores contribuições da Brasiliana Fotográfica.


Às 14h40, o professor Daniel Campelo e os historiadores Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos compartilharão depoimentos sobre o uso e a difusão do acervo do portal, na mesa Experiências com a Brasiliana Fotográfica.


Na sequência, às 15h30, a mesa A Brasiliana em foco reunirá Boris Kossoy, nome central da história da fotografia no Brasil, e o pesquisador, professor e fotógrafo Joaquim Marçal, que foi curador da Brasiliana Fotográfica por nove anos. Ambos falarão sobre a importância da fotografia na escrita da história e o alcance da plataforma ao longo de seus 10 anos.


Às 16h10, Danielle Peçanha, chefe do Laboratório de Digitalização, e a professora Telma Madio, do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, apresentarão a palestra Desafios e perspectivas: preservação digital na FBN.


O evento se encerrará às 16h40, com a participação dos curadores da Brasiliana Fotográfica e dos representantes do comitê gestor do portal. Diana dos Santos Ramos, chefe da Divisão de Iconografia da FBN, e Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, farão um balanço da plataforma, apontando suas perspectivas para o futuro na mesa Brasiliana Fotográfica: os próximos 10 anos. O evento ainda prestará homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa, em reconhecimento ao legado e à importância de seus nomes na história do portal.


Sobre o Portal Brasiliana Fotográfica


Lançado em 2015, o portal é um espaço para dar visibilidade e fomentar o debate e a reflexão sobre os acervos fotográficos. Atualmente, a plataforma reúne cerca de 11.670 imagens, produzidas no século XIX e nas quatro primeiras décadas do século XX, provenientes dos acervos das seguintes instituições: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro; Arquivo Nacional; Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC); Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha; Fundação Biblioteca Nacional; Fundação Joaquim Nabuco; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Instituto Moreira Salles; Leibniz-Institut für Länderkunde; Museu Aeroespacial; Museu da República; e Museu Histórico Nacional. Em 2024, o portal celebrou o ingresso das instituições mais recentes no projeto: IBGE e IHGB.


O portal recebeu cerca de 80 milhões de visualizações e teve 553 artigos publicados até março de 2025. Esses números refletem a importância da plataforma na difusão de conhecimento imagético e textual, bem como no desenvolvimento da educação e da cultura do país, destacando e valorizando a história da fotografia, a memória e a própria história do Brasil.


Durante a consulta, o usuário pode salvar o resultado de sua pesquisa no próprio portal, retomando-a em outro momento. Um dos principais atrativos é a ferramenta de zoom, que permite ver detalhes, como rostos de pessoas em fotos de multidão. Também é possível, mediante registro no site, selecionar imagens e direcioná-las para grupos que o próprio usuário cria, compartilhando as seleções com outras pessoas e transformando a ferramenta em um espaço de discussão e estudo.


A Brasiliana Fotográfica é um repositório voltado à preservação digital, desenvolvido em DSpace – um software livre amplamente utilizado por entidades públicas e privadas em todo o mundo. Para interoperar com outros sistemas de bibliotecas digitais, foi adotado o protocolo da Iniciativa dos Arquivos Abertos (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH), um mecanismo para a transferência de dados entre repositórios digitais.


Programação:


13h30 às 14h - Abertura e homenagem póstuma a Angela Bettencourt, com Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, e Marcelo Araujo, diretor-geral do Instituto Moreira Salles.


14h às 14h40 - Brasiliana Fotográfica: sua história, construção e dia a dia, com Gabriela Ayres Terrada, Andrea Wanderley, Roberta Zanatta e Vinicius Pontes.


14h40 às 15h30 - Experiências com a Brasiliana Fotográfica, com Daniel Campelo, Maria do Carmo Rainho e Ricardo Santos.


15h30 às 16h10 - A Brasiliana em Foco, com Boris Kossoy e Joaquim Marçal.


16h10 às 16h40 - Desafios e perspectivas: preservação digital e desafios na FBN, com Danielle Peçanha e Telma Madio.


16h40 às 17h10 - Brasiliana Fotográfica: os próximos 10 anos, com Diana dos Santos Ramos e Sergio Burgi, e homenagem a Flavio Pinheiro, Joaquim Marçal e Renato Lessa.


Serviço:


Brasiliana Fotográfica 10 anos: lentes do passado, construindo o futuro.

Data: 16 de abril (quarta-feira)

Horário: das 13h30 às 17h00

Local: Fundação Biblioteca Nacional, Auditório Machado de Assis

Endereço: Rua México, s/n. Centro. Rio de Janeiro (entrada pelo jardim).

Atividade gratuita e com inscrição prévia

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e transmissão ao vivo pelos canais no YouTube @imoreirasalles e @FundacaoBibliotecaNacional


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

ความคิดเห็น


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page