BRICS deve liderar transição para combustíveis limpos
O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, destacou a importância de equilibrar segurança energética, desenvolvimento sustentável e a transição para um futuro de baixas emissões de carbono. Silveira acredita que o compartilhamento de boas práticas e o desenvolvimento de projetos conjuntos podem fortalecer o papel do BRICS na governança global. Ele enfatizou que o financiamento da transição energética é um dos principais desafios e que é necessário avançar em discussões estratégicas.

"A ampliação do grupo mostra nossa relevância e nos convoca a fortalecer o Sul Global. Isso exige uma governança mais inclusiva e sustentável na cooperação energética. Precisamos coordenar nossas ações e garantir que a integração de novos membros fortaleça nossas capacidades", afirma o ministro.
Silveira também ressaltou a importância de investimentos em infraestrutura, energia renovável e pesquisa mineral.
Por fim, ele afirmou que o BRICS tem potencial para liderar o desenvolvimento de combustíveis limpos, destacando a capacidade do grupo de implementar soluções diversificadas e ampliar diferentes rotas tecnológicas, impulsionando a descarbonização de setores estratégicos como transporte e indústria.
O embaixador da Etiópia no Brasil, Leulseged Tadese, reforçou a necessidade de fortalecer a cooperação dentro da plataforma do BRICS para aprimorar a segurança e a eficiência energéticas, garantindo um futuro mais sustentável e próspero para o planeta. A informação foi divulgada pela ENA, parceira da TV BRICS.

Ele destacou que o acesso a energia acessível, confiável, sustentável e moderna é essencial para alcançar os objetivos da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, ressaltou as iniciativas energéticas implementadas pelo governo etíope com base em seus planos e estratégias nacionais, incluindo a Estratégia de Desenvolvimento de Baixas Emissões de Longo Prazo.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments