BRICS farão reuniões permanentes sobre literatura
O I Fórum sobre Valores Tradicionais do BRICS está sendo realizado em Moscou. Na reunião, parlamentares, figuras públicas e culturais do Brasil, Egito, Índia, China, Rússia, Etiópia, África do Sul, Congo, Paquistão, Uganda e outros países enfatizaram a necessidade de proteger e preservar os valores espirituais e morais tradicionais.
Os participantes estabeleceram a Reunião Permanente do BRICS sobre Literatura. Suas atividades terão o objetivo de aprimorar os laços culturais, estudar e promover a literatura e popularizar as obras de autores contemporâneos dos países do BRICS. A missão da conferência visa criar um único espaço cultural e literário integrado dos países do grupo.
"Essa reunião lançou as bases para traduzir a literatura de forma mais ativa. E não estamos falando apenas de ficção, mas também de literatura profissional: técnica ou qualquer outro tipo de literatura", disse Tamara Skok, diretora do Departamento de Projetos Linguísticos Inovadores da TV BRICS, chefe do projeto internacional da rede "Russo Moderno‘".
Ela também afirmou que uma declaração sobre cooperação entre o cinema russo e indiano foi assinada no fórum.
Por sua vez, Serguei Demenski, diretor-geral do Grupo de Mídia da Eurásia, em um comentário para a TV BRICS, chamou a atenção para o fato de que atualmente os leitores na Rússia e no exterior não estão suficientemente familiarizados com os autores contemporâneos do BRICS e não conhecem suas obras.
"Familiarizar-nos com o que está acontecendo hoje na área literária de nossos países certamente nos permitirá conhecer melhor uns aos outros e contribuir para um maior entendimento entre nossos Estados", enfatizou.
Além disso, a declaração do Fórum sobre Valores Tradicionais do BRICS afirma a necessidade de estudar e identificar abordagens eficazes para promover valores espirituais e morais tradicionais entre as crianças, bem como apoiar programas conjuntos voluntários com a participação de representantes dos países da associação em uma plataforma comum de solidariedade. Quanto às atividades comerciais, os participantes da reunião propuseram estabelecer uma plataforma de cooperação empresarial com base nos valores morais tradicionais.
"Percebemos nossa diversidade: temos diferentes culturas, diferentes religiões, diferentes identidades. Mas agora estamos nos unindo porque há valores tradicionais comuns que devemos desenvolver juntos", disse Zelalem Melak Bogale, membro do Parlamento da Etiópia.
O Fórum sobre Valores Tradicionais do BRICS está sendo realizado entre os dias 17 e 20 de novembro. O evento inclui mesas redondas e sessões sobre valores familiares, o papel da educação em sua formação, diplomacia internacional e a promoção de valores espirituais e morais por meio da mídia.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comentários