BRICS representa mais de 20% do comércio mundial
Como parte da agenda da presidência russa no BRICS em 2024, foi realizada a XIV Reunião de Ministros da Economia e Comércio Exteriores do BRICS em Moscou. Durante o encontro, foram discutidos, entre outros tópicos, áreas potenciais de coordenação multilateral e perspectivas de influência global da associação no âmbito do comércio mundial. A informação foi divulgada pelo Ministério de Desenvolvimento Econômico da Rússia.
Os ministros discutiram, mais especificamente, perspectivas de maior cooperação no comércio agrícola, no apoio a pequenas e médias empresas, na proteção do consumidor de comércio eletrônico e no aumento da sustentabilidade das cadeias de valor e de suprimentos.
Além disso, o evento também abordou a adoção e promoção de tecnologias de IA em transações comerciais, assim como maior colaboração por meio de zonas econômicas especiais.
"Nos últimos anos, os países do BRICS têm desenvolvido ativamente seu potencial econômico e tecnológico, formando um dos mercados globais mais promissores", observou Maksim Reshetnikov, Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia.
"De acordo com os resultados do ano passado, levando em conta os novos membros da associação, o BRICS representa mais de 36% do PIB mundial, 22% do comércio mundial e quase metade da população mundial, cerca de 3,5 bilhões de um total de 8 bilhões de pessoas", adicionou.
Segundo o alto funcionário russo, os resultados da reunião ministerial apontam que, por meio de colaboração e parceira multilateral, será possível implementar uma regulamentação competente do crescente comércio eletrônico internacional, assim como eliminar barreiras monetárias e competir no setor de alta tecnologia entre os grandes líderes do mercado mundial.
Em junho deste ano, ainda sob a presidência russa no BRICS, uma reunião de ministros do Turismo dos países-membros do BRICS, assim como o I Fórum de Turismo, foram realizados na capital russa, Moscou. Em agosto deste ano, está programada uma reunião para discutir as mudanças climáticas.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments