Cazaquistão quer parceria com Brasil via BRICS
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, reuniu-se na última quinta-feira (30/1) com o embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, para discutir parcerias estratégicas entre os dois países, conforme nota publicada no site oficial do órgão governamental.
O Cazaquistão, que recentemente assumiu o status de país parceiro do BRICS, busca fortalecer sua cooperação com o Brasil nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no contexto da associação.
O embaixador Nussupov destacou o interesse em expandir a colaboração no setor espacial, incluindo o desenvolvimento de satélites e o intercâmbio de dados. Além disso, o Cazaquistão, maior fornecedor de urânio para o Brasil, pretende ampliar pesquisas conjuntas e a oferta de matérias-primas no setor nuclear.
Por sua vez, Luciana Santos ressaltou o bom relacionamento entre os órgãos dos dois países e sugeriu avançar nas negociações para um Memorando de Entendimento sobre o uso pacífico do espaço exterior.
"Vamos ver a possibilidade de o ministro de Ciência e Tecnologia [do Cazaquistão] vir para uma agenda bilateral durante o BRICS e aproveitaremos a oportunidade para a assinatura do memorando", afirmou a ministra.
O encontro dos ministros de ciência, tecnologia e inovação do BRICS está previsto para a última semana de junho deste ano.
Além disso, o Brasil e o Cazaquistão demonstraram interesse em ampliar a cooperação no desenvolvimento de inteligência artificial e tecnologias inovadoras.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Commentaires