Chanceleres da Rússia e Irã discutem cooperação bilateral
- Mehane Albuquerque
- há 3 horas
- 2 min de leitura
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, se reuniu com seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi, em Moscou. O encontro se concentrou na cooperação bilateral, na agenda internacional e na implementação de grandes projetos de infraestrutura.

Lavrov destacou que as relações entre os dois países estão totalmente alinhadas com o espírito da parceria estratégica abrangente. A transmissão ao vivo foi realizada no site oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Segundo o diplomata russo, o comércio bilateral entre Rússia e Irã cresceu 13% em 2023, alcançando quase US$ 5 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões). Em abril, tanto a Duma Estatal quanto o Conselho da Federação da Rússia ratificaram o Acordo de Parceria Estratégica, assinado em janeiro. O chanceler destacou que o tratado deverá ter "um impacto muito positivo" no fortalecimento das relações entre os dois países.
As partes discutiram ainda os preparativos para a reunião da Comissão Intergovernamental de Comércio e Cooperação Econômica, que ocorrerá em Moscou entre os dias 23 e 25 de abril de 2025. Durante o encontro, serão discutidos projetos-chave, como a construção da usina nuclear de Bushehr e a construção da linha ferroviária Resht-Astara, parte do corredor de transporte internacional "Norte-Sul".
Lavrov também ressaltou a importância do acordo de livre comércio entre a União Econômica Eurasiática (UEE) e o Irã, que entrará em vigor em 15 de maio de 2025.
Por sua vez, Araghchi entregou uma mensagem do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ao presidente russo, Vladimir Putin, e expressou confiança na estabilidade e no caráter de longo prazo das relações bilaterais. O ministro iraniano também destacou que o acordo de cooperação foi projetado para durar pelo menos 20 anos.
Araghchi reiterou que os dois países compartilham posicionamentos na Organização das Nações Unidas, na Organização para Cooperação de Xangai e no BRICS, destacando que o Irã tem participado ativamente das iniciativas russas do grupo.
"Estamos no caminho certo e continuaremos a trabalhar em todas as áreas", afirmou o chanceler iraniano.
O cientista político Farhad Ibragimov, especialista em política interna e externa do Irã, declarou à TV BRICS que a visita de Araghchi à Rússia confirma a estabilidade do diálogo estratégico entre os dois países. Ele ressaltou que o Irã está disposto a seguir uma agenda construtiva e oferece formatos específicos de cooperação, especialmente nos setores de energia, indústria e logística.
Uma das etapas práticas será o lançamento dos sistemas de pagamento: os cartões MIR começarão a operar no Irã e o sistema Shetab do Irã será implementado na Rússia. Essa medida eliminará barreiras e dará novo impulso às economias dos dois países.
Ibragimov também enfatizou que o acordo com a Rússia fortalece a posição do Irã no cenário internacional, especialmente nos processos de negociação, proporcionando confiança a Teerã no apoio de países como a Rússia e a China.
Além disso, o projeto do corredor de transporte internacional "Norte-Sul" é de grande importância geopolítica e geoeconômica. A inclusão de países como a Rússia, o Irã e a Índia transforma o projeto em uma alternativa ao Canal de Suez, além de ser a base para uma cooperação sustentável entre os países.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA