China desenvolve bateria nuclear de longa duração
Uma empresa chinesa anunciou o protótipo da bateria nuclear ultradurável Zhulong-1, baseada no isótopo carbono-14 (C-14). A informação foi divulgada pela Xinhua News Agency, parceira da rede TV BRICS.

Ao contrário das baterias químicas convencionais, as baterias nucleares geram eletricidade a partir da energia liberada pela desintegração radioativa. A Zhulong-1 combina semicondutores de C-14 e carbeto de silício (SiC), criando um fluxo contínuo de elétrons, garantindo alta eficiência energética e estabilidade.
Durante os testes realizados pelo Instituto de Ciências Físicas de Hefei, um diodo emissor de luz alimentado pela bateria funcionou continuamente por quase quatro meses. Além disso, a bateria foi integrada a um chip Bluetooth, permitindo a transmissão de sinais sem fio.
A bateria Zhulong-1 pode operar em temperaturas que variam de -100°C a 200°C, possui uma densidade energética 10 vezes maior do que as baterias de lítio-íon e apresenta uma degradação inferior a 5% ao longo de 50 anos.
Essas baterias nucleares têm um vasto campo de aplicação, como em implantes médicos, como marcapassos e interfaces cérebro-computador, , além de alimentar dispositivos na Internet das Coisas e na exploração espacial. Elas são ideais para fornecer energia contínua em ambientes extremos, como o fundo do mar, a Antártica, a Lua e Marte.
A equipe de pesquisa já está desenvolvendo a versão Zhulong-2, com previsão de lançamento no final deste ano ou início do próximo, com custos reduzidos e tamanho menor.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*com informações da Xinhua News Agency)
Comments