China reforça compromisso com presidência do Brasil no BRICS
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, expressou, em um briefing, sua confiança na expansão contínua da cooperação entre os países do BRICS e na obtenção de novos resultados significativos sob a presidência rotativa do Brasil na associação. A informação foi divulgada pela CCTV+, parceira da rede TV BRICS.

Ele enfatizou que China e Brasil, como grandes potências do Sul Global, seguirão trabalhando juntos para promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento.
"A China está pronta para cooperar com o Brasil na implementação dos acordos alcançados pelos chefes de Estado, além de aprofundar os laços em diversas áreas, preservar o papel central da ONU e defender os interesses dos países do Sul Global. A China apoia a presidência do Brasil no BRICS em 2025 e está focada em alcançar novos sucessos no desenvolvimento da parceria dentro da organização", afirmou Jiakun.
O Brasil assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro de 2025. Durante este período, o governo brasileiro pretende dar especial atenção a questões como saúde global, comércio e finanças, mudanças climáticas, governança da inteligência artificial, reformas na arquitetura de segurança internacional e desenvolvimento institucional.
O ponto culminante da presidência brasileira no grupo será a cúpula do BRICS, que ocorrerá de 6 a 7 de julho no Rio de Janeiro.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA (*Com informações da CCTV+)
Comments