top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Chuva dá trégua, mas estágio de atenção continua

A chuva deu uma trégua na manhã deste domingo (6/4), mas Niterói continua em estágio de atenção, com previsão de instabilidade e possibilidade de chuva moderada a fraca ao longo do dia. Até o momento, foram registradas 24 quedas de árvores e 10 chamados para vistorias da Defesa Civil. Não há registro de vítimas. Equipes do Centro de Monitoramento e Operações (CMO) acompanham as condições climáticas em tempo real. Até o momento, não houve necessidade de acionamento de sirenes.

Divulgação
Divulgação

A prefeita em exercício, Isabel Swan, destacou o trabalho integrado das equipes.


“A Prefeitura continua monitorando a situação e se mantém em alerta para proteger a população. Graças à atuação conjunta da Defesa Civil, Guarda Municipal, Nittrans, Secretaria de Conservação e Clin, conseguimos atender rapidamente às ocorrências”, afirmou.


Cerca de 500 profissionais de diferentes órgãos municipais estão nas ruas, trabalhando para minimizar os transtornos causados pela chuva. Nas últimas horas, foram registradas 24 quedas de árvores e 10 chamados para vistorias da Defesa Civil. Não há registro de vítimas.


Nas últimas seis horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados nos bairros Rio do Ouro (41,6 mm), Sapê (35,2 mm), Pé Pequeno (31,2 mm), Beltrão (27,2 mm) e Cavalão (23,2 mm). Não houve acionamento de sirenes.


A Defesa Civil de Niterói disponibilizou um novo canal de comunicação para emergências: o número (21) 96658-0604. O órgão segue atendendo, ainda, pelos telefones 199 e (21) 2620-0199. A Prefeitura mantém canais oficiais de comunicação para alertas e orientações à população. O monitoramento é 24 horas, com informações enviadas via aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos de WhatsApp.


O secretário adjunto de Defesa Civil de Niterói, coronel Walace Medeiros, reforçou a importância de acompanhar os avisos oficiais:


“Estamos atentos, com monitoramento em tempo real, para garantir respostas rápidas e eficazes. Nosso trabalho é preventivo e permanente. A orientação é que todos fiquem atentos às atualizações, especialmente em áreas mais vulneráveis”, destacou.


Além da Defesa Civil, equipes das secretarias de Assistência Social (SMASES), Conservação (Seconser), Ordem Pública (Seop), Clin e NitTrans seguem mobilizadas para atender eventuais emergências.


Como medida preventiva, a Clin antecipou a coleta de lixo das 20h para as 18h, evitando que resíduos sejam levados pela água e causem entupimentos.


Investimentos em resiliência – Nos últimos 12 anos, a Prefeitura de Niterói investiu mais de R$ 1,7 bilhão em obras de contenção, implantação de drenagem e ações de prevenção e resiliência. A cidade conquistou o primeiro lugar do Estado do Rio no Índice de Capacidade Municipal (ICM) em Gestão de Riscos de Desastres 2024, do Governo Federal.


Referência nacional, a cidade conta com um dos mais completos mapeamentos de risco do país, tecnologias avançadas de monitoramento climático, Defesa Civil estruturada com 46 pluviômetros, 37 sirenes, 3,4 mil voluntários e planejamento detalhado de evacuação. A Defesa Civil também investe em inteligência de dados, drones, sensores e robôs para fortalecer a gestão de riscos e enfrentar os efeitos da crise climática.


A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:


- Pessoas em áreas de risco devem ficar atentas para eventuais ameaças de deslizamentos e devem estar preparadas para se deslocarem para locais seguros;


- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;


- Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;


- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.


- Em casos de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (21 96658-0604, 199 ou 2620-0199).


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

Comentários


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page