top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Começa o III Festival Internacional de Choro de Niterói

Com seis dias cheios de atividades gratuitas, o III Festival Internacional de Choro de Niterói inicia mais uma edição em comemoração a um dos ritmos mais tradicionais do Brasil. Realizada pela Prefeitura de Niterói, a festividade começa hoje (22/4) com oficinas para músicos de nível intermediário e oferece uma celebração ao Dia Nacional do Choro (23/4) com os grupos Choro na Rua, que convida Júlia Vargas e Bruno Barreto, e Choro Malandro no Mercado Municipal de Niterói. A programação se estende até o domingo (27/4) e ainda conta com atrações nacionais e internacionais, jam session com palco aberto, área gastronômica, exposição e mais oficinas.

Silvério Pontes / Divulgação
Silvério Pontes / Divulgação

Elaborada pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), a iniciativa promove shows de artistas consagrados, como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes e sua convidada Leila Pinheiro. Em complemento, esta edição ainda embarca no intercâmbio cultural entre países. Niterói poderá conferir os talentos da cantora francesa Camille Bertault e da flautista japonesa Naomi Kumamoto. Ao todo, mais de 60 artistas se apresentam em diversos pontos da cidade, levando música para o Mercado Municipal, o Reserva Cultural, a Sala Nelson Pereira dos Santos, o Campo de São Bento e o Horto do Barreto.


"Niterói tem se consolidado como uma referência nacional em cultura, e o Festival Internacional de Choro é um exemplo dessa política que valoriza a nossa identidade musical e promove o intercâmbio com outras culturas. É um orgulho ver artistas de renome nacional e internacional dividindo nossos espaços públicos com artistas da cidade e apresentando música de qualidade, de forma gratuita, para toda a população", destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Naomi Kumamoto / Divulgação
Naomi Kumamoto / Divulgação

Outro destaque da edição é a pré-estreia especial para o Dia Nacional do Choro (23/4). A partir das 11h, o Mercado Municipal receberá os grupos Choro na Rua, com os convidados Bruno Barreto e Júlia Vargas, e Choro Malandro.


Além da agenda de atrações, o Festival Internacional de Choro é um projeto que também incentiva artistas a buscarem novas interações artísticas e a desenvolverem suas habilidades. Por isso, serão oferecidas 13 oficinas de instrumentos gratuitas para músicos de nível intermediário.


Ministradas por músicos de renome nacional e internacional, as aulas ocorrerão entre os dias 22 e 25 de abril, em pontos variados de Niterói. As inscrições estão disponíveis no site do festival e são abertas para artistas de outros municípios também.


O público também poderá visitar, nos dias 26 e 27, uma exposição sobre os ícones do choro nacional, com caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira, no espaço Reserva Cultural. O local contará ainda com uma área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais produzidas na cidade.


A programação completa e mais informações sobre as oficinas estão disponíveis no site e nas redes da Prefeitura e da Cultura Niteroi.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niteró

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page