Como Guga há 24 anos, João Fonseca vence o ATP de Buenos Aires
Atualizado: há 4 dias

O tenista brasileiro João Fonseca, de 18 anos, coroou a campanha impecável no ATP 250 de Buenos Aires neste domingo (16), ao faturar o título, o primeiro dele no circuito profissional. O carioca derrotou na final o anfitrião Francisco Cerundolo, número 1 da Argentina e 28º do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (1). O feito em Buenos Aires tornou Fonseca o brasileiro mais jovem a faturar um troféu no circuito da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
Com o resultado, o Brasil voltou a ter um título no individual masculino no tênis. Foi a primeira conquista brasileira desde 2020, quando Thiago Wild venceu o ATP de Santiago, no Chile. O primeiro campeão do torneio argentino foi Gustavo Kuerten, o Guga, em 2001, há 24 anos.
O tenista carioca iniciou o torneio na 99ª posição no ranking e após a conquista neste domingo (16) galgou 31 posições e já aparece em 68º lugar na prévia do ranking mundial (live ranking), cuja atualização ocorre a cada segunda-feira.
É incrível. O que eu estou vivendo é inacreditável. Quero agradecer a minha família, amigos e patrocinadores por me ajudarem a realizar o meu sonho que é jogar tênis. É claro que quero ser o número 1, quero ganhar títulos, mas meu sonho é apenas jogar tênis”, disse Fonseca, em entrevista aos organizadores do torneio.
‘A história está feita’
A conquista de Fonseca foi celebrada por um dos maiores ídolos da história do esporte, o ex-tenista alemão Boris Becker, dono de seis títulos de torneios do Grand Slam, que rasgou elogios ao brasileiro.
“A história está feita. João Fonseca vence seu primeiro torneio na Argentina contra #Cerundolo! Observem esse rapaz do #Brasil !!! O céu é o limite…", afirmou o europeu na rede social X.
O tenista espanhol Carlos Alcaraz, de 21 anos, ex-número 1 do mundo e hoje número 3 no ranking, também parabenizou o brasileiro em publicação nas redes sociais.
Ao longo do ATP de Buenos Aires, Fonseca somou cinco vitórias, quatro delas contra argentinos - Tomás Martin Etchevery (44º no ranking), Frederico Coria (115º), Mariano Navone (47º) e Francisco Cerundolo (28º) - e outra contra o sérvio Laslo Djere (112º).
A comemoração pelo título na capital argentina terá de ser adiada. Fonseca estreia na próxima terça-feira (17), no ATP 500 Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, no Rio de Janeiro. O carioca terá pela frente o francês Alexandre Muller (58º no ranking).
Também neste domingo (16) em Buenos Aires, a dupla do gaúcho Rafael Matos com o mineiro Marcelo Melo foi vice-campeã. Na final eles foram superados no tie-break pela parceria do argentino Guido Andreozzi com o francês Theo Arribage, por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 10/7).
Com a Agência Brasil
Comments