top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

CoronaVac tem eficácia de 78% e só depende de autorização


Vacina CoronaVac produzida por laboratório chinês em parceria com o Butantan, de São Paulo (Foto: Governo SP)

O Instituto Butantan, de São Paulo, enviou nesta quinta-feira (7) para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para uso emergencial da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 produzido no Brasil em parceria com o laboratório chinês Sinovac. De acordo com o instituto, o imunizante apresentou eficácia de 78% na terceira fase de testes em território nacional e nenhum vacinado apresentou sintomas graves.

A Anvisa tem até 10 dias para aprovar a vacina e autorizar o seu uso emergencial na população.

A autorização para uso emergencial vale enquanto durar o período de pandemia, segundo modelo adotado também por agências de saúde de outros países como o Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Os resultados dos testes deveriam ter sido divulgados no dia 23 de dezembro, mas foram adiados pela segunda vez pelo governo de São Paulo. A divulgação dos dados da terceira e última fase era a etapa que faltava para pedir a aprovação da vacina e autorização para sua aplicação na população.

Em coletiva de imprensa, o governador João Doria comemorou o resultado.

"Hoje é um dia muito importante para o Brasil e para a saúde. A vacina do Butantan tem eficácia de 78% a 100% contra a Covid-19. O resultado significa que a vacina tem um elevado grau de eficiência para proteger os brasileiros. As pessoas que forem imunizadas terão entre 78% a 100% menos possibilidade de desenvolverem a doença" - disse.

O início da vacinação no estado de São Paulo está previsto para começar no próximo dia 25, dia do aniversário da capital paulista. A prioridade número um serão os profissionais de saúde.

Anvisa: 'pré-submissão'

Apesar do anúncio do governador paulista, a Anvisa informou através de uma nota pública que a solicitação ainda não foi realizada junto à agência. O que houve nesta quinta-feira, segundo a Anvisa, foi uma reunião de pré-submissão e uma nova reunião será agendada com os técnicos do Instituto Butantan para dar entrada no pedido: "A reunião de pré submissão não é o pedido de submissão. Precisa ser feito de forma oficial e no protocolo o pedido. Isso é feito depois que as equipes técnicas checam documentos necessários", esclareceu o órgão federal.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page