Cosud reúne governadores do Sul e Sudeste no Rio
O Rio de Janeiro sedia, a partir desta quinta-feira (2/3), o 7° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), reunindo os sete governadores das regiões. Autoridades e especialistas irão discutir temas que atendam demandas econômicas, sociais e ambientais, consolidando a agenda de cooperação entre os governos. No primeiro dia de evento, serão realizadas uma conferência sobre o acesso universal ao saneamento e uma coletiva de imprensa. O encontro acontece até sábado (3/3), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo.
"Vamos debater assuntos importantes para os avanços do desenvolvimento econômico e social de todo o Brasil. A nova edição do Cosud retoma as atividades do consórcio, que ficaram paralisadas por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, e aproxima ainda mais os estados do Sul e do Sudeste, que representam 70% do PIB do país", afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anfitrião do evento.
Após a abertura do Cosud, às 9h, a conferência “Saneamento: os caminhos para o acesso universal” reunirá, às 10h, o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, e o diretor-presidente da Aegea Saneamento, Radamés Casseb, com mediação do jornalista Rodolfo Schneider. Às 12h30, os governadores participam de uma coletiva de imprensa.
A parte da tarde será dedicada aos Grupos de Trabalho, onde secretários estaduais e técnicos vão discutir 25 temas, como segurança pública, meio ambiente, educação, saúde e desenvolvimento econômico. Às 18h, os governadores visitam o Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, na Região Portuária.
Transmissão ao vivo
As três principais conferências do Consórcio de Integração Sul e Sudeste serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do Youtube do Governo do Rio de Janeiro.
Confira a programação
Quinta-feira (2/3)
9h – Abertura
10h às 12h30 – Conferência “Saneamento - os caminhos para o acesso universal”
12h30 às 13h – Coletiva de imprensa
Sexta-feira (3/3)
9h30 às 11h30 – Conferência “Reforma Tributária: construindo a reforma necessária”
14h30 – Reunião dos governadores com o presidente da FGV no Palácio Guanabara
15h30 – Coletiva com os governadores após reunião no Palácio Guanabara
17h30 – Visita dos governadores ao Instituto Estadual do Cérebro
Sábado (4/3)
9h – Conferência sobre Pacto Federativo / À luz da Constituição de 1988
12h - Apresentação da Carta do Rio de Janeiro pelos governadores dos estados do Sul e Sudeste e coletiva de imprensa
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments