top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Cúpula do BRICS tem reuniões em formatos restrito e ampliado

A XVI Cúpula do BRICS continua acontecendo na cidade de Kazan. No segundo dia do evento, 23 de outubro, ocorreram reuniões dos representantes dos países-membros, tanto em formato restrito quanto ampliado. Os chefes das delegações se reuniram no centro de exposições Kazan Expo, onde foram recebidos pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Após a chegada de todos os representantes, foi realizada a tradicional foto conjunta dos líderes.

Na reunião em formato restrito participaram o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, o presidente da China, Xi Jinping, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. O mandatário russo fez o discurso de abertura, seguido de uma discussão entre os chefes das delegações sobre o aprofundamento da cooperação financeira e a expansão do grupo. A reunião em formato ampliado teve início logo em seguida.


Durante o encontro, o presidente da Rússia deu destaque especial às questões de cooperação econômica entre os países do BRICS. Ele sublinhou que o crescimento médio das economias dos países do grupo, de acordo com estimativas preliminares, será de 3,8% nos anos de 2024 e 2025.

Putin também incentivou a intensificação da colaboração nas áreas de tecnologia, educação, aproveitamento eficiente de recursos, comércio e outros setores, com o objetivo de maximizar o potencial das economias em crescimento das nações do BRICS.


"Neste contexto, propomos criar uma nova plataforma de investimentos do BRICS, que se tornaria uma poderosa ferramenta de apoio às nossas economias nacionais e também forneceria recursos financeiros aos países do Sul e do Leste globais", disse o líder russo.

O presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva participou da reunião em formato ampliado por videoconferência. Ele ressaltou a importância dos países do BRICS no mercado global de recursos naturais. Especificamente, Lula declarou que o grupo é responsável por 72% das reservas mundiais de metais raros. Além disso, ele pediu a criação de um sistema financeiro unificado do BRICS.


"Não se trata de substituir nossas moedas. Mas é preciso trabalhar para que a ordem multipolar que almejamos se reflita no sistema financeiro internacional. Essa discussão precisa ser enfrentada com seriedade, cautela e solidez técnica, mas não pode ser mais adiada", defendeu Lula.


Por sua vez, o presidente do Irã, durante a reunião, sugeriu a criação de uma nova rede para o trânsito de energia entre os países do BRICS, destacando que o Irã é um centro de trânsito para vários corredores internacionais de transporte, incluindo o "Norte-Sul" e o "Leste-Oeste".


"Podemos criar uma nova rede de trânsito para o comércio de energia e outros bens no âmbito do BRICS, por meio da promoção de uma cooperação frutífera", propôs Pezeshkian.


A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff, também fez um discurso durante a reunião. Ela destacou que o NBD responde por 28,3% do total de financiamentos dos membros do BRICS em moedas nacionais.


Ao final das duas reuniões, as delegações dos países do BRICS aprovaram a Declaração de Kazan, na qual foram registrados os resultados da cúpula e da presidência russa no BRICS.


Na noite desta quarta-feira (23/10), será realizado um banquete em homenagem aos chefes das delegações, oferecido pelo presidente russo.


A XVI Cúpula do BRICS foi iniciada na terça-feira (22/10). No dia, foi realizada a cerimônia de recepção dos chefes de governo, seguida de um concerto e um jantar informal para os líderes do grupo. No dia 24 de outubro, o evento continuará no formato BRICS+, com a participação de representantes de 36 países da Ásia, África, Europa e América Latina.


A reunião de cúpula em Kazan, no âmbito da presidência russa, está sendo realizada sob o lema Fortalecendo o Multilateralismo para o Desenvolvimento Global Equitativo e a Segurança".


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page