"Cúpula do BRICS é um dos maiores eventos da década"
Durante um briefing semanal, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, descreveu a Cúpula do BRICS em Kazan como um dos mais importantes eventos internacionais dos últimos tempos.
"Participam da XVI Cúpula do BRICS representantes de 36 países e 6 organizações internacionais, incluindo o secretário-geral da ONU, António Guterres", declarou ela em seu discurso, cujo texto foi publicado no site oficial do MRE russo.
Segundo Zakharova, eventos históricos estão ocorrendo na capital do Tartaristão, cuja cobertura midiática está sendo realizada por mais de 2.000 jornalistas de 59 países.
Zakharova destacou especialmente o papel da rede TV BRICS no desenvolvimento de um espaço de informação comum para os países da associação.
"Atualmente, a TV BRICS é uma rede internacional de mídia parceira nos países do BRICS+. Transmissões são realizadas 24 horas por dia em russo, inglês, chinês, português, espanhol e árabe. Isso contribui para uma ampla cobertura de grandes eventos internacionais", disse ela.
A representante da chancelaria acrescentou que a TV BRICS também promove ativamente filmes de diretores dos países do BRICS+, colabora com festivais de cinema e outros grandes eventos culturais, desenvolve parcerias com instituições educacionais, realiza projetos educacionais e atua como uma plataforma para especialistas e blogueiros.
Zakharova relembrou que a proposta para a criação de uma plataforma de informação para os países do BRICS foi apresentada pelo chefe de Estado russo Vladimir Putin na IX Cúpula do BRICS, realizada na China em 2017.
"Este é um exemplo prático da implementação de uma iniciativa apresentada durante a Cúpula do BRICS", ressaltou.
O objetivo da proposta era estabelecer cooperação entre os meios de comunicação dos países do grupo e promover a disseminação de informações sobre as atividades da organização. A ideia foi apoiada por outros membros do BRICS.
"A rede TV BRICS já conta com mais de 70 meios de comunicação de diferentes países, como Rússia, Brasil, Índia, China, África do Sul, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos, além de Argentina, Armênia, Venezuela, Zimbábue, Cazaquistão, Quênia, Cuba, Moçambique, Tunísia, Chile, entre outros. E esse número não para de crescer. O interesse pelo BRICS aumenta a cada dia", afirmou a diplomata.
A Cúpula do BRICS em Kazan vai até o dia 24 de outubro. O slogan da cúpula dester ano é "Fortalecendo o Multilateralismo para o Desenvolvimento Global Equitativo e a Segurança".
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments