Encontro do Centro de Mídia BRICS+ começa em Moscou
O Centro de Mídia Cultural Informativo do BRICS+, organizado pela Biblioteca Rudomino de Literatura Estrangeira da Rússia em cooperação com a rede internacional TV BRICS, iniciou seus trabalhos em Moscou nesta terça-feira (15/10). O projeto visa desenvolver e fortalecer a cooperação humanitária entre os países do BRICS+, popularizar a cultura, a ciência e a educação.
Assim como a cerimônia de abertura do centro, também foi realizada no mesmo dia uma sessão plenária da Conferência Internacional "Fundamentos Humanitários do Diálogo BRICS+. O papel da mídia no fortalecimento da cooperação em cultura, ciência e educação". Pavel Kuzmin, diretor-geral da Biblioteca de Literatura Estrangeira, discursou na cerimônia do evento. Ele falou sobre as metas e os objetivos do projeto.
"Forneceremos aos nossos leitores literatura confiável e verificada, cujo estudo permitirá que eles tomem suas próprias decisões. Não tiraremos conclusões e não daremos dicas para os leitores, mas os ajudaremos a construir sua própria posição", disse ele.
Por sua vez, a diretora-geral da TV BRICS, Janna Tolstikova, expressou a esperança de que a plataforma se torne um centro de atração para jornalistas de todo o mundo. Ela chamou a abertura do centro de mídia de um novo capítulo no aprofundamento da cooperação cultural entre os países do BRICS+.
Maria Zakharova, representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, foi uma das convidadas do evento. De acordo com ela, o estabelecimento do centro de mídia é um passo importante no desenvolvimento da cooperação humanitária entre os países do BRICS+.
"Acredito que essa plataforma se tornará um centro de divulgação de informações vital. Como chancelaria, vamos auxiliar seu trabalho de todas as formas possíveis, interagir, propor nossa agenda e, claro, responder à pauta que será aprovada e gerada aqui", afirmou Zakharova.
A cerimônia de abertura também contou com a presença de representantes de instituições governamentais, missões diplomáticas, mídia e organizações públicas do Brasil, China, Cuba, Egito, Etiópia, Índia, Irã, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia.
Além disso, o centro organizou um painel de discussão sobre "Diálogo Intercultural no Século XXI: as formas mais recentes de promover uma agenda unificadora por meio da mídia".
Ksenia Komissarova, editora-chefe da TV BRICS, atuou como moderadora. Entre os palestrantes estavam representantes de parceiros de mídia da rede internacional, incluindo Admasu Damtew, diretor-geral da empresa de mídia etíope Fana Broadcasting Corporate (FBC). Ele falou sobre o potencial de troca de informações culturais entre as mídias nacionais dos países do BRICS.
"O BRICS serve como um ponto de partida para levar nosso conteúdo a um nível internacional. [...] Esse conteúdo promove marcos nacionais, nosso patrimônio histórico por meio da rede TV BRICS", disse Damtew.
O chefe do escritório de representação da agência de notícias latino-americana Prensa Latina em Moscou, German Hermin Ferras Alvarez, por sua vez, expressou interesse em expandir a cooperação com países do Sul Global na produção de conteúdo.
"O centro de mídia permitirá o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, para a troca de informações. A barreira do idioma pode ser um desafio, mas à medida que o número de participantes do BRICS+ cresce, a diversidade de idiomas também se expandirá", destacou.
O correspondente-chefe do escritório de Moscou e vice-diretor do Departamento de Notícias da Ásia e do Cáucaso da Anadolu Agency, Ali Cura (Turquia), destacou a relevância da troca de informações entre os países interessados nas atividades do BRICS. Segundo ele, a diplomacia cultural é de grande importância nas condições modernas.
O Centro de Mídia do BRICS+ funcionará continuamente na Biblioteca de Literatura Estrangeira. Está prevista a realização de conferências de imprensa, seminários, mesas redondas, teleconferências, exibição de filmes, apresentações de projetos informativos, culturais, educacionais e científicos.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments