top of page
banner carnaval niteroi 2025 728x90px 5 2 25.jpg

Estado terá novo modelo de financiamento para o Carnaval 2026

O governador Cláudio Castro anunciou nesta quarta-feira (19/02) que, a partir de 2026, o financiamento do Carnaval será realizado diretamente pelo Estado, com previsão no orçamento oficial, e a verba destinada às escolas será paga em duas parcelas. A mudança visa garantir maior estabilidade e segurança financeira para o evento. Até então, os recursos eram disponibilizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Foto: Rio Carnaval
Foto: Rio Carnaval

"A partir do ano que vem, todo o dinheiro do Carnaval estará na Lei Orçamentária Anual do Rio de Janeiro. Isso demonstra com clareza que nosso apoio ao Carnaval não é só uma política do governo A, B ou C, mas é uma política do Estado do Rio de Janeiro, pela valorização do Carnaval" - afirmou o governador Cláudio Castro.


Em reunião com líderes das agremiações da Série Ouro do Carnaval, no Palácio das Laranjeiras, o governador detalhou porque a verba será dividida em duas parcelas: a primeira será paga no ano anterior ao evento, para facilitar a aquisição de materiais, e outra no próprio ano, destinada ao pagamento de pessoal.


"É um grande momento, a Série Ouro consegue ter esse olhar tão especial do Governo do Estado. Quando você inclui dentro do orçamento do governo, você está valorizando a cultura do Carnaval. É um momento de muita alegria porque a gente sabe que ano a ano, nós vamos estar ali contando com a Cultura. Tenho muito a agradecer ao Governador Cláudio Castro por olhar que o Carnaval não é uma despesa, e sim um investimento, uma cadeia produtiva, onde a gente emprega centenas de milhares de pessoas" - afirmou o presidente da Liga RJ, Hugo Junior.


Investimento recorde em 2025


Este ano a verba destinada ao Carnaval foi de R$ 40 milhões, incluindo um aporte emergencial de R$ 16 milhões para as escolas da Série Ouro, após o incêndio ocorrido na fábrica de fantasias, em Ramos.


Para a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, as medidas para valorização do Carnaval fortalecem a expressão e a vontade popular do Rio de Janeiro. Além disso, segundo a secretária, essas ações permitem ao estado desenvolver ainda mais as comunidades que estão conectadas as agremiações.


"A instituição do Carnaval, que cada vez mais tem se profissionalizado, cumprindo todos os requisitos para ter, de fato, direito ao recurso público. A gente olha para o Carnaval, enxergando não só a Avenida, mas também olhando para os empregos que ele gera. Esse dinheiro também simboliza reconhecimento à tradição e ao serviço prestado" - afirma.


O presidente da Acadêmicos de Santa Cruz, Leonardo Siqueira de Souza, também falou sobre a importância do investimento estadual para o Carnaval fluminense.


"A gente consegue gerar emprego ali dentro da quadra, com as pessoas que trabalham como aderecistas, envolvendo todo um processo ali dentro do nosso bairro. Então, esse recurso que é concedido para as escolas é muito importante para a gente. Além de movimentar o bairro, a gente consegue agregar e movimentar o carnaval. É um sentimento de gratidão. A gente tinha muita dificuldade. Com o governador Cláudio Castro liberando esse recurso, para a gente, foi a luz no fim do túnel. Isso deu gás e força para podermos manter essa cultura maravilhosa que é o Carnaval" - afirmou Leonardo.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Comentarios


banner carnaval niteroi 2025 300x250px 13 2 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page