top of page
banner multivacinacao niteroi idoso 780x90px 9 8 24.jpg

Fogo no Morro das Andorinhas, em Itaipu, tem indícios de crime

Desde a noite de ontem, quarta-feira (11/9), equipes do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Defesa Civil e da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói, tentam controlar as chamas que atingem a vegetação no Morro das Andorinhas, em Itaipu. Durante a madrugada, os guardas ambientais realizaram o rescaldo dos focos utilizando abafadores e ferramentas para impedir o surgimento de novos pontos, mas alguns deles ainda continuavam ativos na manhã desta quinta (12/9). Há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso.

A Defesa Civil do município informa que as chamas atingiram a vegetação na parte superior do morro, sem risco para residências. Mesmo assim, os moradores ficaram assustados com a altura das labaredas e com a quantidade de fumaça. Hoje, com a situação mais controlada, eles permanecem preocupados, já que o tempo seco e sem chuvas favorece o alastramento da queimada, apesar do vento fraco.


De acordo com relatos de testemunhas, o fogo teve início na trilha da Rua da Amizade e rapidamente se propagou. Os moradores postaram vídeos nas redes sociais mostrando o avanço das chamas e a fumaça.



Outro morador gravou um vídeo mostrando quatro homens em duas motos deixando o local em atitude suspeita, e que podem ter cometido o crime.



A denúncia foi encaminhada aos policiais do Segurança Presente, que realizaram um cerco tático, mas não conseguiram abordar os suspeitos. Os quatro já foram identificados e serão investigados pela Polícia Civil. De acordo com os policiais, eles são de São Gonçalo.



Na manhã desta quinta-feira (12/9), um outro foco de incêndio foi registrado no Morro do Telégrafo, na fronteira entre os municípios de Niterói e Maricá. A fumaça podia ser avistada de longe. Em Itaipuaçu, os bombeiros combateram um incêndio perto da Rua 6.

Os morros das Andorinhas e do Telégrafo são áreas protegidas, integram o Parque Estadual da Serra da Tiririca e fazem parte do complexo de trilhas que fomentam o ecoturismo nas duas cidades, sendo bastante procuradas por praticantes de caminhadas e por turistas.


Nas redes, o candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), pediu a investigação e punição dos responsáveis.


"Lamentável o incêndio no Morro das Andorinhas. É fundamental realizar uma investigação para apurar as causas desse incidente. Provocar incêndios é crime, e essa prática precisa ser combatida e os criminosos punidos. Niterói é uma cidade onde mais da metade do território é protegido por leis ambientais. Temos muitas áreas verdes incríveis que precisam ser preservadas. Parabéns ao trabalho incansável da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da turma do PESET e aos voluntários que trabalham para mitigar os danos".


Denúncias e emergências


Em caso de queimadas e incêndios, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. A Defesa Civil de Niterói possui os NUDECS, núcleo de voluntários treinados para fazer o monitoramento preventivo de focos de incêndio e atuar em chuvas.

O Estado do Rio de Janeiro registrou 760 queimadas desde janeiro. Esse é o maior número registrado nos últimos dez anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Só nos primeiros dias de setembro, foram 55 registros.

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi idoso 300x250px 9 8 24.jpg
bottom of page