Força-Tarefa do Estado e ANP fiscaliza postos de combustíveis
O Governo do Estado realiza uma operação em postos de combustíveis para identificar irregularidades e crimes que prejudicam os consumidores e comprometem a segurança ambiental. A ação, iniciada na quarta-feira (26/3) e com realização prevista até sexta-feira (28/3), é conduzida pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), com apoio do Procon-RJ, Instituto Estadual do Ambiente, Polícia Civil e concessionárias.

No primeiro dia, foram fiscalizados postos nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Bonsucesso, além do município de Duque de Caxias. Quatro estabelecimentos foram inspecionados, resultando na interdição de dois. Nesta quinta-feira (27/3), a operação segue para outras cidades do estado.
Em Bonsucesso, os agentes identificaram irregularidades na qualidade do combustível, com teor de etanol anidro fora das especificações da ANP. Como medida cautelar, o tanque e os bicos de abastecimento foram interditados. No posto da Gardênia Azul, a equipe encontrou fios desencapados dentro das bombas de combustível, o que levou à interdição do equipamento por risco de segurança.
Outras infrações também foram constatadas, como bombas com volume abaixo do indicado, produtos vencidos, falta de alvará para serviço de lava a jato, ausência de aviso sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores, publicidade irregular em expositores de cigarros, mercadorias sem preço visível e ausência de certificado do Corpo de Bombeiros.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da operação.
"Temos recebido muitas denúncias de abusos e estamos agindo com rigor. É inadmissível que o consumidor seja enganado ao abastecer o carro ou comprar um produto. Não vamos permitir práticas abusivas e desonestas. Nossa equipe está empenhada em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados" - afirmou o secretário.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Comments