top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Fraternidade é tema central da visita do Papa ao Iraque


Bagdá - A fraternidade inter-religiosa e o incentivo à comunidade católica dizimada pela violência e pelo terrorismo foram os temas centrais do primeiro dia da visita apostólica do Papa Francisco ao Iraque.


Como anunciou antes de sair de Roma, o Sumo Pontífice chegou aqui como um peregrino da paz na primeira estadia de um sucessor de Pedro no berço de Abraão, figura para a qual convergem judeus, muçulmanos e cristãos. Depois de ser recebido pelo primeiro-ministro, Mustafa Al-Khadimi, e fazer uma visita de cortesia ao presidente, Barham Salih, Francisco encontrou-se com outras autoridades e representantes da sociedade civil e do corpo diplomático. No primeiro discurso em solo iraquiano, o papa afirmou que a convivência fraterna exige um diálogo paciente e sincero, protegido pela justiça e pelo respeito à lei, o que, disse ele, exige esforço e empenho de todos para superar rivalidades e oposições. Só se conseguirmos olhar uns para os outros, com as nossas diferenças, como membros da mesma família humana, poderemos iniciar um processo eficaz de reconstrução e deixar às futuras gerações um mundo melhor, mais justo e mais humano, disse. Pouco depois, ele se reuniu com bispos, padres, religiosos, seminaristas e catequistas na Catedral Católica Síria de Nossa Senhora da Salvação, objeto de uma ação terrorista que deixou dezenas de mortos e feridos em 31 de outubro de 2010. Nas últimas décadas, disse Francisco, você e seus concidadãos tiveram que lidar com os efeitos da guerra e da perseguição, a fragilidade das infraestruturas de base e a luta contínua pela segurança econômica e pessoal, que muitas vezes levou ao deslocamento interno e à migração. Referindo-se em particular às vítimas do ataque terrorista de 2010, sublinhou que 'a sua morte nos lembra fortemente que o incitamento à guerra, as atitudes odiosas, a violência e o derramamento de sangue são incompatíveis com os ensinamentos religiosos', como assinalou na sua encíclica 'Todos os irmãos' . Amanhã, disse ele, encontrarei em Ur os líderes das tradições religiosas presentes neste país, para proclamar, mais uma vez, a nossa convicção de que a religião deve servir à causa da paz e da unidade entre todos os filhos de Deus.


Prensa Latina

Kommentarer


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page