top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Fórum de Jovens Diplomatas do BRICS+ acontece na Rússia

Mais de 100 palestrantes de 23 países reuniram-se na capital da República do Bascortostão, em Ufá, para participar do Fórum de Jovens Diplomatas no formato BRICS+ na Rússia.

Na cerimônia de abertura do evento, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, dirigiu-se aos participantes do VI Fórum de Jovens Diplomatas no formato BRICS+.


"O primeiro evento deste tipo ocorreu por iniciativa do Conselho de Jovens Diplomatas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia no ano da presidência russa na associação em 2015 em Ufá. Desde então, a plataforma consolidou-se como uma ferramenta eficaz para construir laços entre as chancelarias dos Estados-membros do BRICS", afirmou Lavrov.

No primeiro dia da conferência, os participantes discutiram as principais áreas de interação entre os países do grupo e os seus parceiros. Em particular, em uma das sessões foi discutida a cooperação na esfera cultural e humanitária no espaço do BRICS. Durante o encontro, Anna Lisina, editora-chefe da rede internacional TV BRICS, falou sobre como a mídia trabalha com os parceiros.


"Cada vez mais novos parceiros estão se juntando à TV BRICS. As notícias, bem como os documentários e as séries de programas produzidos pelo editorial russo da mídia e pelos nossos parceiros nos países BRICS+ são adaptados para cinco idiomas. Os conteúdos de texto e vídeo são acessíveis para pessoas na África, Ásia e América Latina. E é com a ajuda da distribuição internacional de diversos materiais que o diálogo entre países se desenvolve", disse ela.

Além disso, jovens diplomatas discutiram o papel dos BRICS na economia e no sistema financeiro globais. O vice-diretor do Departamento Europeu do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela, Ernesto Bordier, enfatizou a necessidade de utilizar as moedas nacionais da associação na realização de transações entre países.


"A Venezuela apoia a iniciativa de criar sua própria moeda do BRICS, inclusive para seu uso no comércio com os países do BRICS+. Estamos discutindo essas questões com os nossos parceiros russos", informou o diplomata.


Durante o primeiro dia do fórum, os participantes também assistiram a uma reunião com o chefe da República do Bascortostão, Radiy Khabirov. Ele observou que a região está desenvolvendo ativamente relações com parceiros internacionais.


"A interação com os países BRICS é uma das prioridades da nossa política econômica externa. No primeiro semestre de 2024, o volume de negócios comercial aumentou mais de 10%", destacou Khabirov.


Por sua vez, o segundo-secretário da embaixada do Brasil na Rússia, Marcelo Cid Laraburu, agradeceu aos organizadores pela oportunidade de participar do evento.


"Este fórum é uma grande oportunidade para nós, jovens diplomatas, trocarmos experiências e ideias; e para lançarmos as bases para a cooperação futura entre os nossos países", enfatizou.


Segundo o assessor do Secretariado do BRICS na Etiópia, Sisay Getnet, para quem o fórum em Ufá representou sua segunda visita à Rússia, compartilhou suas impressões exclusivamente com a TV BRICS.


"O futuro está nas mãos dos jovens diplomatas. Nossos Estados esperam de nós novas ideias e soluções que possam ser implementadas pelos ministros das Relações Exteriores", observou o diplomata.


Neste ano, o evento acontece no coração do Bascortostão, durante a celebração do 450º aniversário da capital da república, Ufá. O evento é organizado pelo Conselho de Jovens Diplomatas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, com o apoio do Governo da República do Bascortostão e da Fundação Roscongress. É simbólico que o formato BRICS+ tenha surgido em Ufá durante a sexta cúpula da associação.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Kommentare


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page