top of page
banner multivacinacao niteroi 780x90px 9 8 24.jpg

GAECO/MPRJ busca família que aplicava golpe do consignado

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), realizou, na manhã desta quinta-feira (31/10), a Operação Quéops, que tem como objetivo investigar um grupo criminoso que aplicava golpe do empréstimo consignado em militares, aposentados, pensionistas e servidores públicos.

Reprodução

Os agentes estão nas ruas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão contra quatro membros de uma organização criminosa. Os suspeitos, todos da mesma família, operavam o esquema por meio de 15 empresas criadas exclusivamente para aplicar o golpe.


Na operação Queops, o Gaeco/MPRJ denunciou 39 pessoas pelo crime de estelionato.


Os mandados estão sendo cumpridos no Flamengo e Jacarepaguá, na capital fluminense; em Magé, na Baixada, e em Niterói. De acordo com o MP, há também o sequestro de bens de bloqueio de ativos financeiros de R$ 1,4 milhão.


O golpe


Os criminosos agiam de duas maneiras. Na primeira, convenciam a vítima a contratar um empréstimo por meio de uma instituição bancária indicada por eles. A vítima ficava com 10% do valor e transferia o restante para uma empresa ligada ao grupo, que assumia a responsabilidade pelo pagamento total do empréstimo contratado.


Na segunda modalidade, os criminosos abordavam vítimas que com empréstimos em andamento, oferecendo redução nas parcelas por meio da compra da dívida, refinanciamento ou portabilidade. Eles prometiam ainda ganho de 10% sobre o saldo devedor.


Com os dados da vítima, os criminosos faziam um novo empréstimo em nome dela. Quando o valor era creditado, a vítima, surpresa com a quantia superior ao acordado, devolvia o excedente à empresa dos criminosos. Em um dos golpes, o grupo contratou um empréstimo de R$ 327.669,26

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner multivacinacao niteroi 300x250px 9 8 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page