top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

General Heleno solta nota em tom de ameaça à democracia


Nota de Heleno soou para a oposição como ameaças ao Congresso Nacional e ao STF (Marcelo Casall Jr/ABr)

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo federal, Augusto Heleno, emitiu nota, nesta sexta-feira (22) repudiando o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na manhã desta sexta, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedidos de parlamentares e partidos para periciar o celular do presidente e de seu filho Carlos Bolsonaro. A apreensão do celular serviria às investigações sobre a possível intervenção do presidente nas investigações da Polícia Federal (PF) em causa própria.

A nota do general Heleno apresenta tom de ameaça ao "alertar" que "tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências para a estabilidade nacional". O comunicado ainda define a possível apreensão do aparelho celular como "inconcebível" e uma "afronta".

"O pedido de apreensão do celular do Presidente da República é inconcebível e, até certo ponto, inacreditável. Caso se efetivasse, seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder, na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do País", afirma em outro trecho.


Pedido de apreensão de celular

As solicitações de apreensão do celular de Bolsonaro constam em três notícias-crime e dependem de avaliação do procurador-geral da República, Augusto Aras. Cabe a ele atender ou não aos pedidos e, caso julgue necessário, denunciar o presidente.

Caso Bolsonaro seja de fato denunciado, o STF pede autorização à Câmara dos Deputados para investigá-lo. A aprovação depende do "sim" de 2/3 dos deputados. Se virar réu, ele é afastado do cargo por 180 dias.


"Conspiração golpista" de Heleno

Logo após a publicação da nota do general Heleno, diversos deputados de oposição demonstraram repúdio à publicação do ministro, definida como "ameaças à democracia".

O deputado federal Marcelo Freixo (PSol) afirmou que a atitude de Heleno revela a "conspiração golpista" que o governo Bolsonaro estaria articulando nos bastidores. "General Heleno está ameaçando colocar a democracia brasileira no pau de arara. A nota divulgada agora há pouco é criminosa e revela a conspiração golpista que está sendo tramada por esse governo", escreveu Freixo em sua conta no Twitter.

Em nota, a líder do PSol na Câmara dos Deputados, deputada Fernanda Melchionna, definiu Heleno como "uma ameaça clara às instituições e ao regime democrático". "Se há suspeição de obstrução de Justiça e de interferência na PF, Bolsonaro tem que ser investigado e toda e qualquer prova apreendida. Um presidente não está acima de tudo e de todos, inclusive da lei. Não nos curvaremos diante do autoritarismo", escreveu.

No Twitter, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) definiu a declaração do general como "risco à democracia". "Essa nota do General Augusto Heleno é um INACEITÁVEL risco à democracia! Democracia essa que é sustentada na autonomia dos Poderes e de suas competências. Um general do Planalto não pode ameaçar a Suprema Corte do País!!!!", publicou.

Também do PCdoB, o governador do Maranhão, Flávio Dino, lembrou que nenhuma autoridade está imune a investigações. "A nota do general Heleno constitui inaceitável ameaça ao Supremo Tribunal Federal. Na República, nenhuma autoridade está imune a investigações ou acima da Lei. E na democracia não existe tutela militar sobre os Poderes constitucionais", escreveu.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) definiu a atitude de Heleno como reação de um governo que está acuado em meio às denúncias que vem sofrendo. "Governo @jairbolsonaro acuado parte para ameaça explícita a democracia e a Constituição. Milicianos genocidas serão varridos da República e entrarão para história pela porta dos fundos e algemados. Heleno não nos intimida e não nos amedronta #ForaBolsonaro", postou.


Fonte: Brasil de Fato

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page