top of page

Governador bolsonarista intimida prefeituras contra fechamento


(Reprodução)

O governador bolsonarista em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ameaçou nesta segunda-feira (22) com ações na Justiça prefeituras que decidirem fechar bares e restaurantes como medidas para tentar conter a expansão da pandemia - com alta no número de casos e de mortes por Covid-19. Em entrevista à TV Globo, no mesmo momento em que os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, se reuniam conjuntamente com seus comitês científicos para avaliar a situação da pandemia em suas cidades, Castro afirmou que vai recorrer à Justiça contra municípios que não acatarem as medidas determinadas pelo governo estadual - que não inclui o fechamento de atividades produtivas, como o comércio. O anúncio é visto como uma tentativa de intimidação e um ato de subserviência à política economicista e não humana do presidente Jair Bolsonaro na pandemia.

As medidas adotadas pelo governador em exercício determinam o fechamento de escolas públicas e particulares ao longo dos dez dias de feriado (chamado de feriadão de dez dias), assim como de praias, parques e clubes. O toque de recolher, que impede a permanência em espaços públicos permanece das 23h às 5h, com proibição da venda de bebida alcoólica para pessoas em pé em qualquer horário.

Bares e restaurantes poderão funcionar até as 23h, com capacidade máxima em 50% e permissão para delivery e drive-thru, sendo que a entrada de clientes fica permitida até 21h.

O comércio poderá funcionar das 8h às 17h. Shoppings, de meio-dia às 20h, com 40% da capacidade. Já as feiras ficam a critério dos municípios.

Enquanto Castro dava entrevista e os prefeitos do Rio e Niterói se reuniam com especialistas na manhã desta segunda-feira, Eduardo Paes publicou foto do encontro e escreveu em uma rede social, cutucando o governador em exercício: "Reunião dos comitês científicos do Rio e Niterói nesse momento com a presença do prefeito Axel Grael. Aqui ninguém toma decisão de 'orelhada' ou por achismos". Em seguida, Paes voltou a escrever, para dizer que Castro não entendeu o objetivo das ações que serão tomadas pelos municípios: "CastroFolia! A micareta do governador! Definitivamente ele não entendeu nada do objetivo de certas medidas".


Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page