top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Governo diz que vacinação será simultânea nos estados


(Foto: Divulgação/Instituto Butantan)

O Ministério da Saúde anunciou neste sábado (9) que fechou um acordo com o Instituto Butantan, de São Paulo, para distribuição de 100 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 simultaneamente para todos os estados através do Sistema Único de Saúde (SUS). O Butantan tem uma parceria com a farmacêutica Sinovac para produzir no Brasil o imunizante desenvolvido na China.

O anúncio ocorre um dia depois de o governo de São Paulo ter informado que vai iniciar a vacinação no dia 25 de janeiro, independente do planejamento do governo federal, com as seis milhões de doses que comprou diretamente da farmacêutica chinesa. Na sexta-feira, o Butantan fez o pedido à Anvisa para uso emergencial da vacina com este quantitativo e aguarda a autorização da agência regulatória dentro do prazo de 10 dias.

Segundo o ministério, a campanha de imunização contra o novo coronavírus no Brasil deve começar "tão logo os imunizantes recebam autorização da Anvisa". Os imunizantes referidos são o CoronaVac, da China, - que o presidente Jair Bolsonaro polemizou e seus seguidores chamam de "comunista" - e o de Oxford, desenvolvido pela farmacêutica AstraZenca e que será produzido no Brasil pelo Bio-Manguinhos, da Fiocruz. A previsão da Fiocruz, no entanto, é que a sua vacina só deverá ser entregue em fevereiro, segundo informou neste sábado em entrevista à Globonews a presidente da fundação, Nísia Trindade.

O ministério acrescentou na nota: "Assim, brasileiros de todo o país receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde".

A nota, porém, não faz referência às seis milhões de doses do governo paulista.

​Segundo a nota do Ministério da Saúde, as vacinas serão distribuídas proporcionalmente à população dos estados, que coordenarão a distribuição entre os municípios.

A pasta ainda informou que uma reunião entre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com representantes de Conass (Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) deve ocorrer nos próximos dias.

O objetivo do encontro é fazer um detalhamento dos próximos passos da logística e calendário da campanha. O ministério, no entanto, não indicou uma data para o início da vacinação.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page