top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Governo insiste em provas do Enem no Amazonas e recorre


Com o Brasil vivendo novamente o pico da pandemia e o Amazonas, o caos, com números recordes de casos e de mortos por Covid-19, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu nesta quinta-feira (14) da decisão da Justiça federal do Amazonas que suspendeu as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. As provas estão marcadas para este domingo (17) e o seguinte (24).

A suspensão da aplicação das provas foi determinada na quarta (13) pelo juiz federal José Ricardo de Sales sob alegação do aumento de casos e de mortes - só na quarta, ocorreram 198 enterros de vítimas da Covid-19 e o pico anterior foi em abril com 167 óbitos. O magistrado decidiu que as provas devem ficar suspensas enquanto durar o estado de calamidade pública decretada pelo governo local, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento.

O recurso do governo federal foi impetrado junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, e a AGU afirma que a suspensão causa dano irreparável aos estudantes do estado.

"Qualquer decisão que afete os procedimentos referentes ao cronograma do Enem refletirá nos cronogramas do Sisu, do Fies e do Prouni, resultando, necessariamente, em graves danos ao candidatos, a todas as instituições públicas e privadas envolvidas, e ao interesse público como um todo", argumentou a AGU, temendo um efeito cascata.

Para convencer o TRF-1, o governo federal listou uma série de medidas de prevenção ao coronavírus que serão adotadas para a realização das provas, como higienização do local de prova, uso de máscara e redução do número de alunos por sala.

No Amazonas há 160.548 estudantes inscritos no Enem. A AGU argumentou ainda que, dos 56 municípios do estado, 45 correspondem a locais de difícil acesso e já foram enviados malotes com as provas para 49% das rotas de interiorização.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page