top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Guerra política por trás da suspensão da vacina CoronaVac


O contra-almirante da Marinha Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa (Foto: Agência Senado)

A suspensão pela Anvisa dos testes da vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria entre o laboratório Sinovac Biotech, da China, e o Instituto Butantan, de São Paulo, ocorre em meio à guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria, que firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses e para a produção da vacina. Em entrevista, o presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que estranhou a decisão da Anvisa e afirmou que o óbito ocorrido não está relacionado à vacina, e, portanto, não haveria razão para a interrupção dos testes.

"A Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso [da vacina]. Isso é diferente. Nós até estranhamos um pouco essa decisão da Anvisa, porque é um óbito não relacionado à vacina. Ou seja, como são mais de 10 mil voluntários nesse momento, pode acontecer óbitos", afirmou Covas.

Em outubro, o presidente Bolsonaro chegou a dizer que o governo federal não compraria as doses da "vacina da China" nem que ela fosse aprovada pela Anvisa.

De acordo com a nota da Anvisa, o evento adverso teria ocorrido no dia 29 de outubro. Ainda segundo a agência, detalhes sobre a interrupção do estudo da Coronavac não poderão ser divulgados por conta de “compromissos de confidencialidade assumidos no protocolo de desenvolvimento” da vacina. A agência é dirigida desde dezembro pelo contra-almirante da Marinha Antônio Barra Torres, que substituiu interinamente o antigo diretor-presidente, William Dib, e depois foi confirmado no cargo por Bolsonaro. Dos atuais diretores, quatro foram nomeados por Bolsonaro e um, pelo ex-presidente golpista Michel Temer.

Também através de uma nota ainda na segunda-feira, o Instituto Butantan informou que "foi surpreendido" pela decisão da Anvisa. Os testes da Coronavac estão na terceira e última fase. Voluntários que já foram injetados continuarão sendo acompanhados pela equipe de pesquisadores.

Nota do Instituto Butantan

"O Instituto Butantan esclarece que foi surpreendido, na noite desta segunda-feira, com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que está apurando em detalhes o que houve com o andamento dos estudos clínicos da Coronavac.

O Butantan informa ainda que está à disposição da agência reguladora brasileira para prestar todos os esclarecimentos necessários referentes a qualquer evento adverso que os estudos clínicos podem ter apresentado até momento."

Política

Encaminhando a questão do combate à pandemia para o campo da disputa política, como faz habitualmente, Bolsonaro disparou fakenews em comentário no Facebook na manhã desta terça-feira (10), inclusive apontando efeitos colaterais da vacina Coronavac e ainda comemorou: “mais uma que Jair Bolsonaro ganha", referindo-se à disputa que trava com o governador João Doria.

O comentário de Bolsonaro foi publicado em resposta a um seguidor, que perguntou se o Brasil poderia comprar e produzir a vacina.

"Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O Presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha", escreveu Bolsonaro.

Comentários


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page