top of page
banner multivacinacao niteroi mae e filha 780x90px 9 8 24.jpg

IAB: tratamento desumano e criminoso em Manaus


(Divulgação)

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou nota nesta sexta-feira manifestando indignação "com o desumano e criminoso tratamento" aos pacientes que estão morrendo sufocados por falta de oxigênio em hospitais públicos em Manaus. A instituição jurídica mais antiga das Américas culpa a incompetência e desumanidade "de diversas autoridades públicas" e "muitas delas... movidas por mesquinhos interesses econômicos e eleitorais". A nota é assinada pela presidente do IAB, Rita Cortez, e ressalta ainda que, "por falta de coordenação federal, a tragédia atinge todo o País".

Veja a nota na íntegra:

"O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) manifesta profunda indignação com o desumano e criminoso tratamento dispensado aos pacientes acometidos pela Covid-19, que estão morrendo sufocados por falta de oxigênio em hospitais públicos de Manaus. A absurda ausência de cilindros de oxigênio para pacientes intubados é decorrente da incompetência e da desumanidade de diversas autoridades públicas. Muitas delas menosprezaram a ciência, desestimularam a adoção das medidas sanitárias recomendadas pelos especialistas e, movidas por mesquinhos interesses econômicos e eleitorais, não providenciaram o planejamento necessário à contenção da pandemia que, nos últimos 10 meses, matou mais de 207 mil pessoas em todo o País.

É inadmissível que, após o pico de internações e mortes que, em abril de 2020, levou ao colapso o sistema público de saúde e a estrutura funerária de Manaus, a capital do Amazonas sofra, em janeiro de 2021, uma nova catástrofe de dimensões ainda maiores. Nesse cenário macabro, foi preciso desapropriar um terreno para a abertura de um novo cemitério.

Mas a catástrofe não se limita a Manaus. Por falta de coordenação federal, a tragédia atinge todo o País. O IAB não vai se calar diante de tamanha atrocidade. A mais antiga instituição jurídica das Américas continuará repudiando atos e omissões que atentem contra a vida humana, como as que vêm minimizando a importância de se iniciar imediatamente a já atrasada vacinação da população brasileira.

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2021.

Rita Cortez

Presidente nacional do IAB"

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
banner multivacinacao niteroi mae e filha 300x250px 9 8 24.jpg
edição 091_04.jpg
bottom of page