top of page
banner programação niteroi 451 anos 780x90 14 11 24.jpg

Indonésia, Malásia e Tailândia são parceiros oficiais do BRICS

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Pankin, anunciou que a Indonésia, a Malásia e a Tailândia se tornaram países parceiros do BRICS. A declaração foi feita durante uma sessão conjunta dos ministros das Relações Exteriores e do Comércio na cúpula da APEC, conforme informado pelo site oficial da chancelaria russa.

iStock

Pankin destacou que a Cúpula do BRICS, realizada em Kazan em outubro deste ano, demonstrou o compromisso do grupo em promover uma ordem mundial mais justa, reformar instituições globais e estabelecer relações econômicas de paridade.


"Um sólido pacote de acordos foi firmado em áreas como comércio, investimentos, inteligência artificial, energia, clima e logística. Os países parceiros do grupo agora incluem nossos colegas da APEC: Indonésia, Malásia e Tailândia", afirmou o diplomata.


O conjunto de países parceiros foi definido durante a cúpula do BRICS, realizada entre 22 e 24 de outubro em Kazan. O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que a lista definitiva será publicada após as nações confirmarem formalmente sua participação no novo formato.


Recentemente, Belarus também foi anunciada como parceira do BRICS, segundo comunicado do presidente Aleksandr Lukashenko. Além disso, Uganda recebeu convite para adquirir o status de parceria.


O encontro da APEC ocorre no Peru, de 9 a 16 de novembro, com foco em cooperação comercial e de investimentos, além do crescimento econômico sustentável. Os principais eventos incluem duas sessões plenárias nos dias 15 e 16 de novembro, com a presença de líderes de estado e governo.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page