Lavrov chega ao Rio em meio a risco de conflito Otan-Rússia
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, chegou neste domingo (17/11) ao Rio para a Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá de 18 a 19 de novembro. O chanceler russo participará de uma série de reuniões à margem da cúpula e fará discursos abordando o combate à desigualdade, fome e pobreza, além de defender reformas nas instituições globais. A informação é de um correspondente da Agência Sputnik.
A chegada de Lavrov ao Brasil ocorre em meio à tensão de possíveis ataques ucranianos, após Kiev receber novo apoio militar dos EUA. Mais cedo neste domingo, pela primeira vez, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou o uso, pela Ucrânia, de mísseis de longo alcance ATACMS dos EUA para ataques em território russo. A informação foi divulgada pelo The New York Times, citando como fontes representantes não identificados da administração americana.
Segundo o jornal estadunidense, a medida estaria relacionada a informações sobre a suposta presença de militares norte-coreanos na região de Kursk, na Rússia, o que "causou a necessidade" de fortalecer a defesa das forças ucranianas.
Ao mesmo tempo, de acordo com o NYT, a administração Biden está preocupada com a possibilidade de que ataques de Kiev usando essas armas de longo alcance possam provocar uma resposta enérgica da Rússia contra os Estados Unidos e seus aliados.