top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Livro do Sindicato dos Bancários é destaque em Feira de Havana

A publicação “Biocombustível com soberania alimentar: uma proposta revolucionária”, sobre a importância da energia da biomassa para a transição energética e redução de impactos negativos ao meio ambiente, editada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, em parceria com a TV Comunitária do DF, será apresentada na Feira Internacional do Livro de Havana, que tem início no próximo dia 15/2, com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Divulgação

Nesta edição da Feira, o Brasil é o país homenageado, e as publicações serão distribuídas no Stand da Embaixada do Brasil no evento, em sintonia com o discurso do presidente Lula em defesa do biocombustível.


A publicação é uma coletânea de artigos de economistas e especialistas como Márcio Pochmann, presidente do IBGE, Frei Betto, teólogo e escritor, Bautista Vidal, criador do Pró-Álcool, Adriano Benayon, economista e Frei Sérgio Gorgën, coordenador do Movimento dos Pequenos Agricultores, textos organizados pelo jornalista Beto Almeida, argumentando sobre a vantagem comparativa do uso, em grande escala, da energia renovável da biomassa, conforme tem sido sustentada pelo Presidente Lula em fóruns internacionais.


De acordo com a publicação, editada em espanhol, sob o título “Biocombustibles con soberania alimentária: una propuesta revolucionária”, dois argumentos centrais, já comprovados na prática, são sustentados. O primeiro, de que a energia oriunda da biomassa reduz em até 70% o impacto de CO2 no meio ambiente. E o segundo, é que pode ser implantada em harmonia com a agricultura familiar, sem prejuízo da policultura de alimentos., gerando emprego e renda na agricultura, proporcionando, além disso, a autonomia energética no campo, não mais dependendo de combustíveis trazidos de larga distância, encarecendo a produção.


O combustível pode ser produzido na própria agricultura familiar, seja para a geração de eletricidade, seja para a movimentação de seu transporte. O Brasil tem experiência nesta área desde a implantação do Pro álcool, na década de 70, durante a crise internacional de petróleo, quando 95% da frota de automotores brasileira passou a ser movida a álcool combustível de produção própria. Hoje, planeja-se ampliar a presença da energia da biomassa na mistura, em benefício do meio ambiente e para a redução da importação de combustíveis do exterior.


O presidente Lula tem feito a defesa sistemática do biocombustível como uma das alternativas para a efetivação da transição energética para reduzir a contaminação ambiental, permitindo, inclusive, ingresso no mundo da alcoolquímica, por exemplo, com a produção de plásticos biodegradáveis, que não contaminam os oceanos, muito menos são nocivos à fauna marinha., A linha de argumentação de Lula está destacada na publicação do Sindicato dos Bancários.


Os interessados em obter exemplares da publicação, devem procurar a sede do Sindicato dos Bancários. A distribuição é gratuita.


Fontes:TV Comunitária / Sindicato dos Bancários do DF

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page