top of page
banner internet niteroi reducao tarifa catamara 780x90px 14 03 25.jpg

Livros sobre a história da BN serão lançados nesta quinta (27/3)

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – promove na próxima quinta-feira, 27 de março, a partir das 14h30, o lançamento de três publicações que abordam a história da instituição. O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, e contará com as presenças dos autores para um bate-papo com o público. A entrada é gratuita e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.

O lançamento é uma parceria da FBN com o grupo de pesquisa “Sociedade, Memória e Poder”, e lançará os seguintes títulos: “A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória” (Ed. Appris), de Carlos Henrique Juvêncio; “O Bibliotecário Perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional" (Biblioteca Nacional, 2ª edição), de Ana Paula Sampaio Caldeira; e “A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social” (Ed. Fino Traço), com organização conjunta dos pesquisadores e professores Ana Paula Sampaio Caldeira e Carlos Henrique Juvêncio.


O livro “A Biblioteca e a Nação: entre catálogos, exposições, documentos e memória” busca compreender os caminhos e descaminhos na construção do imaginário social acerca do que é a Nação brasileira pela Biblioteca Nacional - tendo como objeto de estudo os conteúdos dos Anais da Biblioteca Nacional, os acervos nominados “Memória do Mundo” pela Unesco e as exposições em comemorações a efemérides nacionais.


A publicação “O Bibliotecário Perfeito: o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional" traça uma espécie de perfil daquele que pode ser considerado o mais importante diretor da Biblioteca Nacional (BN) no século XIX. Ramiz Galvão estabeleceu na instituição uma série de padrões, técnicas e procedimentos biblioteconômicos, numa época em que a ciência da organização de acervos não estava plenamente estruturada. Foi durante sua gestão que a BN deu passos decisivos rumo a sua modernização.


Já o livro “A Biblioteca Nacional: instituição, coleções e imaginário social” convida os leitores a conhecerem melhor a trajetória, os acervos e os atributos reais e simbólicos que fazem da BN uma multidão de bibliotecas em si mesma. O livro é fruto da participação dos autores no “I Encontro Sociedade, Memória e Poder”, realizado na BN entre 18 e 20 de abril de 2023.


Sobre os autores


Ana Paula Sampaio Caldeira é graduada em História e mestre em História Social (UFRJ), além de doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/ FGV. Sua tese de doutorado deu origem ao livro "O bibliotecário perfeito - o historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional", cuja 1a edição foi publicada em coedição pela FBN e pela Edipucrs.


É professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, onde trabalha com temas relacionados à história da historiografia, à história dos intelectuais e ao ensino de história.


Carlos Henrique Juvêncio possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É doutor (2016) e mestre (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) da Universidade de Brasília (UnB).


Foi funcionário da Biblioteca Nacional (2004/2010) nas divisões de Manuscritos, Música e Arquivo Sonoro e Publicações Seriadas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e do Departamento de Ciência da Informação (GCI) da Universidade Federal


Serviço:


Lançamentos na Biblioteca Nacional

Data: 27de março (quinta-feira).

Hora: 14h30.

Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).

*Evento gratuito.


Fonte: Ascom FBN

Comments


banner internet niteroi reducao tarifa catamara 300x250px 14 03 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page