Lula inaugura 1ª fábrica de ônibus elétricos 100% nacional

Ao participar da inauguração de uma fábrica 100% nacional de ônibus elétricos, em São Bernardo do Campo (SP), na tarde desta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a sustentabilidade ambiental dos veículos e sinalizou que o governo federal poderá apoiar a renovação da frota de ônibus escolares do país por veículos elétricos.
"Nós sabemos que a nossa frota de ônibus escolar já está muito velha. O ministro da Educação, Camilo Santana, vai ter que conversar com as donas da Eletra, para renovarmos as frotas de ônibus escolares do Caminhos da Escola com ônibus elétricos, que têm custo de operação menor e são mais sustentáveis", afirmou o presidente.
"O ônibus elétrico é mais caro do que o ônibus normal. Mas no seu funcionamento, quando ele começa a operar, ele vai custar 73% a menos do que o ônibus normal, a diesel. Por isso é que a gente tem que apostar numa empresa brasileira", acrescentou Lula.
A empresa inaugurou novas instalações na Rodovia Anchieta, na região do ABC Paulista, com área de 27 mil metros quadrados (m²) e capacidade para produzir 1,8 mil ônibus por ano, podendo chegar a 2,7 mil unidades a depender da demanda.
Cadeia produtiva
"O Brasil tem hoje uma cadeia produtiva completa de ônibus elétricos, com uma rede de assistência técnica e reposição de peças nacionais", assegurou a presidente da Eletra, Milena Braga Romano.
Para Lula, o estado brasileiro precisa atuar para reindustrializar o país. O presidente lembrou que a indústria, que chegou a responder por mais de um terço da renda nacional, hoje representa aproximadamente 11% do Produto Interno Bruno (PIB, a soma dos bens e serviços produzidos no país).
"Cabe ao Estado brasileiro garantir a sobrevivência da indústria brasileira para que a gente possa um dia ser competitivo com o mundo exterior. Então, se nós temos que comprar uma coisa, temos que valorizar aquele produto brasileiro que gera emprego e renda no Brasil, e melhore a qualidade de vida das pessoas", discursou Lula, defendendo a política de compras governamentais como forma de induzir o desenvolvimento da indústria nacional.
No caso dos ônibus elétricos, a própria legislação em diferentes estados e cidades já exige uma transição do transporte coletivo dos veículos movido a diesel para veículos elétricos ou com menor impacto ambiental.
PIB e exportações
Também presente ao evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, celebrou o resultado do PIB do primeiro trimestre, que cresceu 1,9%, tornando o Brasil o quarto maior no ranking de crescimento econômico no mundo neste período - atrás apenas de Hong Kong, Polônia e China.
"O PIB brasileiro está no top 5, ou seja, entre os cinco maiores que cresceram no primeiro trimestre deste ano. Geralmente, o primeiro trimestre é fraco e, surpreendentemente, nós tivemos um crescimento de 1,9% e, comparado ao mesmo trimestre do ano passado, 4%", disse Alckmin.
O vice-presidente destacou ainda o resultado de maio das exportações brasileiras, que atingiram US$ 33 bilhões, a maior da série histórica medida pelo governo para o mês. O saldo da balança comercial (exportações menos importações) ficou em US$ 11,4 bilhões.
Com a Agência Brasil
Comments