Lula venceria todos os nomes da direita, aponta Datafolha
- Da Redação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (5) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem o maior índice de intenções de voto para as eleições de 2026 e venceria todos os nomes apontados como potenciais candidatos da direita. Ele lidera inclusive em uma eventual disputa direta com Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível após condenação por abuso de poder.
O resultado marca uma reversão na tendência de queda de popularidade do presidente. A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 entrevistas em 172 municípios, e tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário que inclui Bolsonaro, Lula tem 36%, enquanto o direitista tem 30%. Em segundo lugar, aparecem empatados tecnicamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%, e Ciro Gomes (PDT), com 12%. O influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece com 7%. Ratinho Junior (PSD), Zema (Novo) e Eduardo Leite (PSDB) oscilam entre 3% e 5%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), único que já anunciou publicamente sua pré-candidatura, pontua apenas 2%.
Lula também ganharia se concorresse com outros membros do clã Bolsonaro. Com Eduardo Bolsonaro (PL), ele tem 35% contra 11%. Em uma eventual disputa com Michelle Bolsonaro, o presidente mantém os 35% e Michelle teria 15%.
Nas projeções em que o nome de Bolsonaro não aparece, Lula também lidera com 35% das intenções de voto. Tarcísio tem 15% e Ciro e Marçal têm 11% cada.
Em uma disputa somente com o governador de São Paulo e o influenciador, Lula alcança 43%, Tarcísio chega a 24% e Marçal a 15%.
A pesquisa indicou também uma melhora na popularidade do presidente. O índice de quem avalia a gestão de Lula como ótima ou boa subiu de 24%, em fevereiro, para 29% agora. Já a porcentagem de pessoas que consideram a gestão dele ruim ou péssima saiu dos 41% para 38%.
Ainda de acordo com o Datafolha, Lula é o favorito para as eleições em todas as faixas etárias, recortes de renda e escolaridade.
Comments